O Comité Olímpico de Portugal vai celebrar um protocolo com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto de História Contemporânea que irá permitir restaurar o seu arquivo histórico documental. Estas instituições terão a seu cargo as tarefas de inventariar, catalogar, digitalizar e realizar os demais trabalhos necessários ao restauro do arquivo histórico documental do COP e sua consulta pública, em suporte físico e digital, respeitando as normas técnicas e legais, nacionais e internacionais, neste domínio.

Será ainda criado um Centro de Recursos Olímpicos / Repositório de Conhecimento Olímpico através de uma plataforma online dedicada à divulgação e promoção de estudos sobre a história do olimpismo em Portugal.

Está também prevista a produção de estudos e apoio a projetos de investigação sobre a história do desporto e do movimento olímpico em Portugal, bem como a organização de uma pós-graduação em História e Desporto, a iniciar no ano letivo 2013/2014, evoluindo para o formato de Mestrado (2.º ciclo de Bolonha).

Este protocolo surge da necessidade da nova Direção do Comité Olímpico de Portugal de suprir algumas lacunas encontradas neste âmbito, assim como dar continuidade aos desígnios do seu programa, que tem como um dos pontos centrais a promoção dos valores do olimpismo e a preservação da memória e do legado olímpico a nível nacional, críticos para a valorização social do desporto.

Em suma, o COP irá garantir a realização e promoção de ações culturais sobre os valores do desporto e do olimpismo, dando igualmente um novo estímulo à formação e promoção do desenvolvimento de estudos sobre a história do desporto, do movimento olímpico e do olimpismo em particular. Simultaneamente, irá assim assegurar a recolha, restauro, tratamento, arquivo, digitalização, exposição e divulgação de informação e documentação de natureza histórica sobre o desporto e o olimpismo em Portugal, tal como apoiar a edição de textos e estudos científicos com interesse para a história do desporto, particularmente em Portugal, incluindo a história do próprio Comité Olímpico de Portugal. 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais