O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje que Yao Ming, jogador profissional de basquetebol, será o embaixador da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de verão, que se irão realizar em Nanjing, China.

A lenda viva do basquetebol chinês irá partilhar a sua experiencia em competições internacionais e aconselhar os jovens que serão a próxima geração de atletas, inspirando pessoas de todo o mundo a praticarem desporto e a abraçar os valores olímpicos.

Yao Ming não é estranho a competições olímpicas uma vez que competiu nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, onde marcou os primeiros pontos do torneio de basquetebol no seu próprio país, momento que descreve como sendo o de “maior orgulho da minha carreira”. Sendo um atleta muito popular na China, Yao Ming tem tido também sucesso no estrangeiro, competindo na maior parte da sua carreira na NBA.

Yao Ming estará presente em Nanjing 2014, interagindo com os atletas e observando atentamente algumas competições, como é o caso do basquetebol, que se apresenta nestes Jogos Olímpicos da Juventude no formato 3×3. Este conceito foi lançado para atrair o público jovem, sendo jogado num ambiente urbano.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais