Já teve início o novo ciclo de formação do programa “The Olympic Performance” promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), desta vez com o tema “Preparação Específica para os Jogos Olímpicos de Tóquio”.

Yannis Pitsiladis foi o primeiro orador convidado e falou sobre a necessidade da abordagem integrada no planeamento da presença Olímpica. Enquanto membro da Comissão Médica e Científica do Comité Olímpico Internacional (COI), o grego acredita que o trabalho conjunto é o que determina o sucesso nos Jogos Olímpico e que as equipas devem “preparar-se para o pior e planear para o melhor”. Com isto, quer explicar que todas as variáveis devem ser tidas em conta quando o atleta e a sua equipa preparam a participação na competição Olímpica. No caso específico de Tóquio, os participantes não podem descurar a preparação para as condições atmosféricas e climatéricas em Tóquio – daí que o COI tenha preparado o documento “Beat the Heat” para ajudar os treinadores a conhecerem e prepararem as piores condições que Tóquio pode proporcionar. E deixou uma mensagem aos treinadores “Se fizeres tudo o resto bem, mas não te preparares para as condições climatéricas então todo o trabalho não valeu de nada”. A sessão completa já pode ser vista no Canal COP.

Na próxima sexta-feira, o Chefe de Missão de Portugal e o Diretor de Medicina Desportiva do COP abordarão o novo contexto que a Missão de Portugal vai encontrar no Japão. Entre as 14h30 e as 16h00, Marco Alves e José Gomes Pereira vão partilhar no Zoom as expectativas para a realização dos próximos Jogos Olímpicos. As inscrições são grátis mas obrigatórias e já estão a decorrer aqui.

Este novo ciclo de formações é específico para a presença nos Jogos Olímpicos em Tóquio e vai ainda contar com contributos da área da psicóloga Ana Bispo Ramires, da nutricionista Cláudia Minderico, fechando com uma mesa redonda de treinadores de várias modalidades. Para além destes momentos, o COP disponibiliza uma página com vários documentos de apoio à participação em Tóquio – entre as quais a aclimatização, e onde também podem ser revistas as sessões do ciclo de formação “Recuperação e sono no processo de treino desportivo”. As sessões do ciclo agora iniciado, “Preparação específica para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, ficam também sempre disponíveis no site do COP e no Canal COP.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais