O Comité Olímpico Internacional voltou a reafirmar o compromisso de realizar os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas datas previstas, entre 24 de julho e 9 de agosto, no dia em que aconteceu a Cerimónia do acendimento da Chama Olímpica, na Olímpia Antiga.

Em comunicado publicado no seu site institucional, o COI fez saber o seguinte:

“O mundo enfrenta desafios que também afetam o desporto. Mas, 19 semanas antes da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, as muitas medidas que estão a ser adotadas pelas autoridades de todo o mundo dão-nos confiança e mantêm-nos totalmente comprometidos com a realização dos Jogos Olímpicos, que podem reunir o mundo em paz.”

“O COI orgulha-se da solidariedade e flexibilidade demonstradas pelos atletas, pelas Federações Internacionais e pelos Comités Olímpicos Nacionais, que estão a gerir os desafios colocados pelo sistema de qualificação em várias modalidades. Juntos estamos a enfrentá-los. O COI está a cooperar estreitamente com todos os envolvidos e a demonstrar toda a flexibilidade necessária para adaptar os sistemas de qualificação. Também estamos a trabalhar com todas as outras partes interessadas (incluindo os detentores dos direitos de transmissão televisiva e os patrocinadores).”

“Continuamos em contacto estreito com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as autoridades da cidade anfitriã de Tóquio, o governo do Japão e o Comité Organizador de Tóquio 2020, através da nossa task-force criada em meados de fevereiro. O COI continuará a seguir os conselhos da OMS, como a agência das Nações Unidas com autoridade nesta matéria.”

 

Chama Olímpica na Olímpia Antiga

A cerimónia de acendimento da Chama Olímpica realizou-se esta quinta-feira na Olímpia Antiga, local dos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, na Grécia.

A Chama foi acesa pela ação dos raios solares, tendo posteriormente sido transportada para um estádio, onde foi feita uma dança tradicional.

O primeiro portador da Tocha dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a campeã olímpica de Tiro no Rio 2016, Anna Korakaki, iniciou o percurso segurando-a com uma mão e tendo um ramo de oliveira na outra.

O percurso inicial da Tocha Olímpica decorre na Grécia até ao dia 19 de março.

Veja a fotogaleria e o vídeo.

(Notícia atualizada às 16h20)

 

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais