A aprovação que a Assembleia Plenária do Comité Olímpico de Portugal fez da proposta de adoção formal da Declaração do Atleta foi esta sexta-feira considerada pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) “uma decisão que constitui um passo em frente na definição de políticas desportivas que vão ao encontro das necessidades dos atletas.”

João Rodrigues, atual Presidente da CAO e o atleta português com mais participações em Jogos Olímpicos (sete), sublinhou, a propósito desta decisão, que “os atletas e os seus interesses são parte integrante do Movimento Olímpico. Esta Declaração, desenvolvida por atletas e dirigida para atletas, define um conjunto comum de direitos e deveres para os atletas e é o resultado de um processo de consulta a mais de 4 000 atletas de 190 países. A CAO apoiou esta iniciativa desde o início, tendo-a integrado na Carta do Atleta. Com este documento, pretende-se que todas as partes envolvidas no Movimento Olímpico, particularmente o Comité Olímpico Internacional, as Federações Desportivas Internacionais e os Comités Olímpicos Nacionais, façam o possível para promover o respeito pelos direitos e deveres nele plasmados. O facto de a Assembleia Plenária do COP aprovar a adoção formal desta declaração é mais um passo em frente na definição de políticas e no desenvolvimento de programas centrados nos atletas.”

A Declaração dos Atletas, iniciativa da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, define um conjunto comum de direitos e deveres para os atletas do Movimento Olímpico sob a jurisdição dos seus membros. É inspirada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros acordos, princípios e tratados internacionais de direitos humanos. O seu objetivo é orientar as ações do Movimento Olímpico, reforçando o apoio aos atletas, independentemente do seu desporto, idade, género ou nacionalidade.

A Declaração dos Atletas abrange temas como a antidopagem, integridade, desporto limpo, comunicação, governação, discriminação e proteção contra o assédio e abuso sexual, tendo sido apresentada e adotada pela 133.ª Sessão do Comité Olímpico Internacional, em Buenos Aires, encontrando-se referida na Carta Olímpica.

Mais informações sobre a Declaração dos Atleta em https://www.olympic.org/athlete365/athletesdeclaration/

Patrocinadores/Parceiros Nacionais