Sob o princípio orientador de valorizar socialmente o desporto, sensibilizar a sociedade civil para a importância educativa, social e cultural do desporto e aproximar o Movimento Olímpico da sociedade civil foi iniciado em 2013 o projeto do Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal (COP).

O software Archeevo foi a plataforma escolhida para disponibilizar o arquivo online, plataforma que foi agora atualizada. Esta nova versão do software Archeevo4, para além de uma nova imagem, acrescenta um conjunto de funcionalidades que constituem uma mais-valia no controlo e acesso à informação. O campo de Pesquisa, por exemplo, tornou-se mais intuitivo apresentando um conjunto de opções que tornam o trabalho do investigador mais produtivo.

Recorde-se que este projeto de recuperação, tratamento, organização e disponibilização, em acesso aberto, do Arquivo Histórico do COP decorre de uma candidatura bem-sucedida junto da Solidariedade Olímpica – Comité Olímpico Internacional para o quadriénio 2013-2016 e de um protocolo estabelecido com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas para a execução técnica do mesmo.

Com o decorrer dos trabalhos o COP entendeu ser também necessário salvaguardar e disponibilizar o seu espólio fotográfico. No sentido de viabilizar esta fase complementar do projeto foi apresentada uma candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian intitulada “Olimpismo em Imagens. Um século de História do Desporto”, que foi igualmente financiada.

Com a obtenção do apoio para a realização deste projeto específico iniciou-se em 2016 um processo semelhante ao de reacondicionamento, tratamento e organização do espólio fotográfico. Dando continuidade ao trabalho em curso, utilizou-se o mesmo Portal, juntando-se agora, no mesmo local a documentação histórica e as provas fotográficas.

Ao disponibilizar o seu Arquivo Histórico documental com cerca de 141 mil documentos e 4 mil provas fotográficas, o COP pretende tornar acessível informação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do Olimpismo em Portugal.

Aceda aqui ao novo Portal do Arquivo Histórico: http://www.arquivo.comiteolimpicoportugal.pt

Patrocinadores/Parceiros Nacionais