Teve hoje lugar o evento de apresentação da celebração do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e dos 100 anos dos anéis olímpicos, que irá decorrer no próximo dia 12 de abril, às 21h00, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó. A edilidade de Almada foi escolhida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) para acolher este importante evento que irá ser celebrado em todo o mundo pelos diferentes comités olímpicos nacionais.

A conferência de imprensa serviu para dar a conhecer as festividades programadas para o próximo dia 12 de abril, onde se contam uma homenagem aos atletas olímpicos que ao longo de mais de 100 anos têm vindo a representar as cores nacionais no maior evento multidesportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, tanto nas edições de verão como de inverno, para além de uma Gala Nacional de ginástica que será dedicado aos temas em celebração.

Foi ainda anunciado o apoio da marca de equipamento desportivo Sportzone que irá ceder 30 kits de material desportivo para crianças desfavorecidas do concelho de Almada, ajudando assim a promover o desporto e a sua prática junto da comunidade local.

Para Joaquim Judas, Presidente da Câmara Municipal de Almada, este é um momento ímpar nas atividades da edilidade. “É um reconhecimento que muito nos honra, termos sido escolhidos para acolher um evento desta dimensão. Temos feito um esforço de vários anos na promoção do desporto, pelo que organizar um evento que celebra o desporto como ferramenta promotora do desenvolvimento e paz é um enorme orgulho que queremos potenciar e dar o devido destaque”.

José Manuel Constantino, Presidente do COP, ressalvou a importância desta data e a disponibilidade da edilidade para acolher o evento. “A tradição desportiva e associativa de Almada foi um dos motivos centrais para a escolha do local da celebração destas duas importantes efemérides. É uma forma de reconhecer o trabalho feito pela autarquia na promoção do desporto. Adicionalmente, tem dado prova de uma excelente capacidade organizativa, pelo que estamos certos de que será um evento de sucesso. Este é um momento importante do movimento olímpico. A celebração do centenário dos anéis sintetizam a grande aventura dos Jogos Olímpicos e a universalidade dos mesmos. Por outro lado, este dia internacional é um marco de demonstração do peso do Desporto, como veículo de promoção da paz e do desenvolvimento. Por isso, estamos certos que este evento do próximo dia 12 irá extrapolar o âmbito desportivo, sendo também um momento de promoção da sua dimensão cultural e social”.

Presente esteve ainda Madalena Marçal Grilo, Diretora Executiva do Comité Português para a UNICEF. “O poder local tem um papel fundamental na participação de crianças e jovens em atividades desportivas que promovem a cidadania, pelo que nos congratulamos pelo papel que a autarquia de Almada tem tido. A UNICEF reconhece a importância do desporto no desenvolvimento físico, psicológico e social dos mais jovens, é uma ferramenta de integração, o que vai ao encontro daquela que é a missão da UNICEF, motivo pelo qual não poderíamos deixar de estar associados a um evento desta natureza.”

O ano de 2014 marca os 100 anos da apresentação dos anéis olímpicos, que tiveram lugar no dia 5 de abril de 1914 no Egito, na cidade de Alexandria, onde Pierre de Coubertin revelou pela primeira vez a bandeira com os cinco anéis olímpicos. Porém, seria apenas no mês de junho, no Congresso em Paris, que teria lugar a oficialização dos anéis que, até hoje, são o símbolo maior do Olimpismo em todo o mundo.

Também neste ano se celebra pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, após há um ano o Comité Olímpico Internacional e as Nações Unidas terem definido o dia 6 de abril como a data desta efeméride, dado ter sido neste dia que começou a primeira edição da era moderna dos Jogos Olímpicos, em Atenas, 1896.

A celebração deste dia visa reconhecer o valor do Desporto na melhoria da vida das pessoas de todas as idades e estratos sociais. O Desporto é uma ferramenta poderosa na eliminação de barreiras culturais e um fator de mobilização em todo o mundo, que funciona também como agente de paz. Como tal, é fundamental que a comunidade internacional desempenhe um papel ativo difundindo mensagens-chave sobre o poder do desporto em áreas sociais, económicas e ambientais.

Em todo o mundo serão várias as iniciativas previstas para celebrar esta data e promover o desporto como ferramenta de mudança social e incentivo à prática física. Em Portugal, será então no dia 12, em Almada, que esta data será assinalada, numa iniciativa conjunta do COP e da edilidade local.

Página oficial do COI para este evento, clique aqui.
Consulte aqui a página do evento das Nações Unidas.
Conheça aqui as atividades que terão lugar um pouco por todo o mundo.
Mapa-mundo de atividades referentes ao Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, clique aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais