O Voleibol de praia é a única modalidade olímpica a fazer parte do programa desportivo dos Jogos do Mediterrâneo de praia Patras 2019 e Portugal vai estar representado no torneio que decorre entre os dias 28 e 31 de agosto, no local de competição Artemis.

O Voleibol de praia é semelhante à modalidade disputada em pavilhão, mas com três diferenças principais: o campo é um pouco menor, medindo 16m x 8m; está coberto de areia, ao ar livre; e o jogo é disputado por equipas de dois elementos. Ganha a equipa que chegar primeiro aos 21 pontos, com uma diferença de dois, à melhor de três sets. O set de desempate disputa-se até aos 15 pontos, mantendo-se a necessidade de haver uma diferença de dois pontos no resultado final.

O objetivo do jogo é fazer passar a bola por cima da rede, de modo a fazê-la tocar no campo do adversário e assim marcar ponto. As equipas podem dar três toques para finalizar a jogada, mas cada jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutivamente, exceto se houver um toque de bloqueio realizado pelo adversário.

As duplas portuguesas mais bem classificadas no ranking mundial de Voleibol de praia são: senhoras – Vanessa Paquete-Beatriz Pinheiro 156.º; homens – Hugo Campos-João Pedrosa 203.º.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais