Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comité Olímpico do Brasil (COB), esteve em Portugal, durante três dias, a convite do Comité Olímpico de Portugal (COP), naquela que, simbolicamente, foi a sua primeira visita oficial a um comité olímpico nacional, desde que tomou posse há um ano.

O presidente do COP, José Manuel Constantino, e o seu homólogo brasileiro assinaram um memorando de entendimento no qual ficaram expressas as áreas em que os dois organismos vão passar a cooperar. “Da parte do Brasil existe a possibilidade de termos em Portugal as nossas bases de treino tendo em vista os Jogos Olímpicos Paris 2024. Mas também há o compromisso de um intercâmbio científico e desportivo”, esclareceu Paulo Wanderley Teixeira, que reforçou igualmente a intenção de existir cooperação na formação de treinadores e gestores da área do desporto.

“O balanço e o resultado final desta visita é positivo, resta agora dar tradução prática ao que acordámos”, considerou José Manuel Constantino. “Há um conjunto de áreas fortes do Comité Olímpico do Brasil, e é importante nós recolhermos essa experiência para o próprio funcionamento do Comité Olímpico de Portugal. Por outro lado, os Jogos Olímpicos de 2024 vão realizar-se na Europa, em Paris, e procurámos que tudo o que tenha a ver com preparação que seja feita possa acontecer em Portugal.”

José Manuel Constantino sublinhou ainda que “o que resulta desta visita é um reforço e uma aproximação à cooperação entre dois comités olímpicos de dois países que falam a mesma língua, têm história em comum e por algumas razões de natureza diversa nem sempre estiveram próximos, nem criaram sinergias que permitiram valorizar o que cada um tem de melhor e a dar um ao outro.”

Recebido na sede do Comité Olímpico de Portugal, Paulo Wanderley Teixeira tomou contacto com todos os departamentos e reuniu com a Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, a Academia Olímpica de Portugal e a Comissão de Atletas Olímpicos. No final da visita, o presidente do COB assinou o Livro de Honra do COP.

Durante a sua passagem por Portugal, o presidente do COB foi recebido pelo embaixador do Brasil, teve uma audiência com o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, reuniu com a Fundação do Desporto e fez uma visita às instalações do Complexo Desportivo de Rio Maior.

 

 

 

 

 

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais