Em 2014, durante a comemoração do 25º aniversário da International Triathlon Union (ITU) foi criado um Hall Of Fame para celebrar e reconhecer aqueles que deixaram uma maior marca na modalidade e, assim, deixar os seus nomes e feitos para a posterioridade. Nesse ano apenas fizeram parte dessa restrita lista 7 indivíduos cujos feitos alcançados durante a carreira desportiva se consideraram dignos de selecionar. Agora chegou a vez da Vanessa Fernandes fazer parte desse restrito número de atletas. Faz história mais uma vez na sua carreira e torna-se o primeiro nome Nacional a ingressar.

A Vanessa chegou ao triatlo em 1999 com apenas 14 anos. Desde cedo foi capaz de mostrar a sua diferença, talento e capacidade de dedicação e de sacrifício. Em 2001 representa pela primeira vez a Seleção Nacional onde compete já no escalão de Elites. No ano seguinte, a sua primeira medalha e pódio internacionais nos campeonatos da Europa de juniores com um 3º lugar. Feito que, 1 ano depois, em 2003, seria ultrapassado com a vitória nos mesmos campeonatos, representando o primeiro título internacional da sua carreira. A partir desse momento a Vanessa não parou de somar conquistas e títulos. Nesse mesmo ano venceu a sua primeira etapa da taça do mundo de elites, a primeira de 20.

Seguiram-se conquistas atrás de conquistas em números dificilmente antes vistos em toda a elite do triatlo mundial. A Vanessa foi cinco vezes consecutivas campeã da Europa de triatlo em elites, foi campeã do mundo de triatlo, duas vezes campeã do mundo de duatlo, venceu vinte taças do mundo de triatlo, número esse que ainda hoje é recorde de vitórias na modalidade para qualquer homem ou mulher, e foi segunda classificada nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. A sua última competição internacional foi em 2011 e o legado que deixa na modalidade é de valor incalculável. Recentemente foi galardoada pelo atual Presidente da República Aníbal Cavaco Silva com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.

É com este número de conquistas que a ITU assume a sua posição e justifica a escolha da Vanessa Fernandes como novo membro do Hall Of Fame da modalidade. Representa, sem dúvida, um dos maiores nomes que alguma vez competiram no circuito internacional, detém recordes de vitórias e continua a fazer a sua diferença, tornando-se o elemento mais novo a ingressar esta célebre lista. É com enorme orgulho que recebemos esta notícia. Pela Vanessa, pela modalidade e por Portugal.

A cerimónia de integração dos novos membros do Hall Of Fame será a 17 de setembro em Chicago (USA).

 

TEXTO: Federação de Triatlo de Portugal

Patrocinadores/Parceiros Nacionais