O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) convidou o Comité Olímpico de Portugal (COP) para ministrar uma aula aberta sobre “Educação Olímpica e Promoção de Valores”.

Aos alunos do curso de licenciatura em Desporto e Bem Estar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL, juntaram-se alunos do curso profissional da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, num total de quase 80 participantes que tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o Movimento Olímpico, as suas origens, princípios e valores.

“Excelência”, “Amizade” e “Respeito”, os Valores Olímpicos, foram mesmo as palavras mais ouvidas durante a manhã e que nortearam o debate sobre aplicação dos Valores Olímpicos no momento competitivo. Questões como “Os meus valores serão os mesmos valores dos meus adversários?” e “Como posso decidir no momento da competição os valores a aplicar?” foram temas em destaque, em conjunto com exemplos práticos de atletas Olímpicos e das suas decisões éticas durante a competição.

A iniciativa surgiu no âmbito da unidade curricular de “Ética e Deontologia Profissional” do IPL, entidade integrante do Programa de Educação Olímpica e foi ministrada por Rita Nunes e Joaquim Videira, do Departamento de Estudos e Projetos do COP.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais