O concelho de Olhão irá acolher entre os dias 29 de março e 5 de abril a quinta edição dos Jogos de Quelfes locais, um evento desportivo e cultural realizado anualmente com a participação das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Celebrados pela primeira vez em 2010, com raízes nas provas atléticas para crianças, disputadas em Quelfes desde tempos imemoriais, este festival constitui um importante ponto de encontro para as diferentes comunidades escolares locais servindo, simultaneamente, de estímulo à aprendizagem Olímpica e à troca de boas práticas educativas.

A cerimónia de abertura decorreu no sábado, 29 de março, no Auditório Municipal de Olhão e teve como fonte de inspiração os exemplos de superação da equipa Olímpica de Hóquei no Gelo dos EUA que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, a holandesa Francina “Fanny” Elsje Blankers-Koen que conquistou 4 medalhas de ouro em atletismo nos Jogos Olímpicos de 1948 e a equipa sul-africana de Rugby  (Springboks) vencedora do Campeonato do Mundo de 1995. O evento contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do atleta olímpico e membro da Comissão de Atletas Olímpicos, Joaquim Videira.

No mesmo dia decorreu também uma conferência subordinada ao tema “A Importância do Olimpismo no Desenvolvimento das Crianças”.

Veja aqui o calendário de competições e o plano de conferências dos V Jogos de Quelfes.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais