A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir o grau Doutor Honoris causa ao Comité Olímpico de Portugal (COP) no próximo dia 23 de junho de 2014. Com a atribuição deste importante grau honorifico a UTAD pretende homenagear esta instituição “pelos relevantes serviços prestados ao desporto português, pela disseminação dos valores relativos aos ideais olímpicos na sociedade portuguesa e pelos significativos resultados desportivos de todos os atletas olímpicos, com especial destaque aos medalhados e aos quatro campeões Carlos Lopes (Los Angeles, 1984); Rosa Mota (Seul, 1988); Fernanda Ribeiro (Atlanta, 1996) e Nelson Évora (Pequim, 2008)”.

Esta cerimónia será integrada nas celebrações do Dia Olímpico, dia especial para a UTAD e para a Cidade de Vila Real já que serão realizadas “um conjunto de atividades relacionadas com a atividade física, o desporto e o olimpismo”, onde os valores olímpicos são o foco destas ações que se iniciam com a “cerimónia de acender a chama e a pira olímpica”.

Assim, na manhã do dia 23 de junho, crianças e jovens das diversas escolas da Região terão oportunidade de ter contato com as diversas modalidades em “Experiências Olímpicas”; e, em conjunto com a população local/regional, poderão visitar a “Exposição Olímpica” que pretende dar a conhecer “objetos que retratam a história do olimpismo e do Movimento olímpico” e ainda participar na “Corrida do Dia Olímpico”. Estas atividades contam com a “participação de atletas olímpicos e várias personalidades convidadas”. À tarde, nesse dia, terá lugar a cerimónia de atribuição do grau Doutor Honoris causa, na UTAD.

A direção e organização destas celebrações estão a cargo do Comité Olímpico de Portugal, em parceria com o Município de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais