Filomena foi 9ª na Meia-Maratona

Rui Bragança deu início à prestação Portuguesa na modalidade de Taekwondo das Universíadas 2011. Na categoria de -58kg, o estudante da Universidade do Minho começou por afastar o norte-americano Tyler Sawyer após uma vitória por 3-1. Ainda na parte da manhã, seguiu-se o coreano Seok que também foi derrotado pelo português, desta vez por 5-4 num combate extremamente emotivo e apenas decidido nos segundos finais, com Rui Bragança a controlar a vantagem alcançada.

Na parte da tarde e já no combate relativo aos quartos de final, o sorteio colocou o português frente ao australiano Safwan Khalil. Num combate extremamente equilibrado com estilos muito semelhantes, foi sem surpresa que se chegou ao final com o embate. No 4º round através do sistema de morte súbita, o jovem luso não feliz acabando afastado da prova por apenas um ponto.

Já no atletismo, Filomena Costa encerrou a participação portuguesa nesta modalidade nas Universíadas de Shenzhen. A atleta portuguesa competiu na Meia-Maratona e completou a prova em 1:19:15 o que lhe permitiu alcançar o 9º lugar. Numa prova bastante dura, sob condições climatéricas adversas, a atleta da Universidade do Minho protagonizou uma excelente corrida, sendo inclusive, a melhor atleta não asiática na competição.

No Xadrez, o atleta português Ruben Pereira realizou hoje a derradeira partida da competição, tendo alcançado um empate frente ao egípcio Wageih Kareim. Com este resultado, o estudante da Universidade de Lisboa terminou a competição no 34º lugar da classificação geral com 5 pontos, a mesma marca registada pelo 23º classificado.

O atleta fez hoje um pequeno balanço do que foi esta competição: «Hoje estive sempre melhor que o meu adversário mas sem conseguir alcançar uma vantagem clara para vencer. Deste modo, o empate foi um resultado justo. Esta competição teve um nível elevado, muito superior ao praticado em Portugal. Fiquei perto do meu lugar do Ranking embora reconheça que em alguns jogos poderia ter feito um pouco mais. Esta participação foi um marco de relevo pois o Xadrez esteve presente no 2º maior evento multi-desportivo, sendo este um grande passo para a modalidade com o objectivo de consolidar o Xadrez como modalidade Olímpica» concluiu.

Amanhã Portugal terá apenas um atleta em competição com Eduardo Rodrigues a marcar presença no Taekwondo, categoria -74kg.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais