Nélson Évora vence com a marca de 17.31, repetindo o feito de 2009

O atleta da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa volta a subir ao pódio, desta vez na 26ª Universíada de Verão, em Shenzhen, na China. Nélson Évora vence a Medalha de Ouro no Triplo Salto com a marca de 17.31.

De recordar que, em 2009, o atleta venceu também a Medalha de Ouro na 25ª Universíada em Belgrado (Sérvia). Depois de uma época com algumas dificuldades, devido a uma lesão, e poucas participações em competições, o atleta mostrou mais uma vez que está em grande forma.

Bruno Barracosa, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), não escondeu o entusiasmo de ver o atleta nacional prestes a subir ao pódio. “Torna-se oficial que Portugal tem grandes valores a mostrar num evento desta dimensão e que vale a pena todo o trabalho dos últimos meses, principalmente demonstrado pelo esforço e dedicação do atleta”, diz. Já Duarte Lopes, Chefe da Delegação Portuguesa em Shenzhen expressou a sua alegria ao ver a primeira medalha entregue a Portugal: “Estivemos muito perto das medalhas no Judo e na Esgrima, mas foi no Atletismo que finalmente conseguimos chegar ao pódio”.

Patrícia salta para a final das Universíadas

No período da manhã o grande destaque vai para Patrícia Mamona que conseguiu a qualificação para a final do Triplo Salto, necessitando apenas de duas tentativas para alcançar a marca de 13.89m, que lhe permitiu a o acesso à final. A atleta portuguesa alcançou a quarta melhor marca, tendo mesmo prescindido do último salto da qualificação. A final está marcada para o próximo dia 20 de Agosto.

Em acção esta manhã, esteve igualmente o atleta do Decatlo Tiago Marto. Com duas boas prestações nas provas realizadas (400m Barreiras e Lançamento do Disco) o atleta luso conseguiu subir na classificação. Faltando cumprir as três provas da tarde, o atleta português encontra-se actualmente na 9ª posição.

Ainda no atletismo, Sónia Tavares venceu a sua série dos 200m com o tempo de 23.75, seguindo em frente para a 2ª Ronda da prova.

A participação portuguesa desta manhã contou ainda com o atleta do Golfe Tomás Silva e Rúben Pereira no Xadrez, que perdeu frente ao atleta turco Mustafa Yilmaz.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais