A Equipa Portuguesa de Esgrima alcançou hoje um honroso 4º Lugar na prova de Espada Masculina por Equipas na 26ª Universíada de Verão. Em Shenzhen, a Equipa lusa composta por João Cordeiro, Joaquim Videira, Pedro Arede e Ricardo Candeias, iniciou a sua prestação frente à vizinha Espanha tendo vencido por claros 45-34, garantido assim, a entrada no quadro de 8.

Nos quartos-de-final, os atletas nacionais ultrapassaram a forte equipa da Ucrânia tendo saído vitoriosos por um ponto de prioridade, naquela que foi uma partida muito emocionante (44-43). No encontro de acesso à final, os atletas lusos encontraram a também poderosa formação Russa, com quem se debateram até ao fim do jogo, perdendo apenas por 1 toque (29-28). Um resultado que soube a pouco face à magnífica partida que os espadistas portugueses realizaram.

No jogo relativo à disputa pela medalha de bronze, a equipa de Portugal não conseguiu superiorizar-se a uma boa equipa da Hungria tendo perdido por 37-45, sendo desta forma, afastada de um lugar no pódio.

No atletismo, Sónia Tavares ficou perto de alcançar a final dos 100 metros. A atleta Portuguesa ficou em 6º Lugar na meia-final em que participou com o tempo de 11.71. Afastada desta prova, Sónia Tavares concentra-se agora nos 200m, prova onde inicia a participação já no dia de amanhã.

Ainda no atletismo, o destaque do dia vai para o apuramento para as meias-finais dos atletas João Ferreira e Jorge Paula em 400 metros barreiras. Jorge Ferreira venceu a sua série de apuramento com o tempo de 50.88 enquanto que Jorge Paula foi 2º com a marca de 51.52. Amanhã, ambos os atletas marcarão presença nas meias-finais.

Outro momento alto do dia foi a qualificação de Alberto Paulo nos 3000metros obstáculos. O estudante da Universidade da Madeira alcançou a 2ª posição da sua eliminatória, com o tempo de 8:46.64 conseguindo o apuramento para a próxima ronda da competição.

Na final do Lançamento do Disco Feminino, a atleta Portuguesa Irina Rodrigues fez a sua estreia na competição terminando a prova no 9º lugar da geral, obtendo como melhor marca 53.12 no 2º lançamento.

Por sua vez, na competição de Decatlo, o atleta nacional Tiago Marto cumpriu no dia de hoje as suas 5 primeiras provas: 100m, salto em cumprimento, lançamento do peso, salto em altura e 400m. Amanhã o atleta português irá cumprir as restantes cinco.

No Ténis de Mesa, Vitaly Efimov perdeu para Ionesco (Roménia) naquele que foi segundo jogo referente ao grupo 3. Com uma vitória e uma derrota, o atleta português terminou o grupo na 2ª posição, não atingindo o apuramento directo. No sorteio da repescagem, a sorte não quis nada com o atleta luso que não vendo o seu nome sorteado, acabou por ser afastado da competição.

Na Natação, Pedro Oliveira e Nuno Quintanilha estiveram em acção na prova de 100m mariposa. Pedro Oliveira completou a prova com tempo de 55.80 que lhe permitiu ficar na 33ª posição. Já Nuno Quintanilha ficou na 39ª posição com a marca 11de 56.15.

O dia de hoje marcou igualmente a estreia de Tomás Silva na prova de Golfe. Naquele que é um campo magnífico para a prova da modalidade, o atleta português terminou o dia com mais 6 ficando deste modo no 52º lugar de uma prova que conta com 92 participantes.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais