A Unidade de Apoio às Famílias do Comité Olímpico de Portugal (COP) tem vindo a desenvolver trabalho de aconselhamento e a disponibilizar meios de apoio face às necessidades apresentadas por pais e encarregados de educação de atletas.

Desde a sua criação, na sequência do Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas, realizado em janeiro de 2019, a Unidade de Apoio às Famílias conseguiu, por um lado, e por sinalização dos seus pais, ajudar um conjunto alargado de atletas das mais diferentes modalidades e, por outro, promover, junto das famílias, as várias ações de formação agendadas no âmbito do Programa The Olympic Performance, o qual, fruto desta sinergia, tem registado uma crescente participação de pais e encarregados de educação nos seus diversos módulos, de psicologia, nutrição e medicina desportiva.

Por as famílias constituírem um pilar fundamental do desenvolvimento desportivo dos atletas, sinaliza-se a proximidade dos 200 dias de funcionamento da Unidade de Apoio às Famílias do COP para reforçar a sua permanente disponibilidade na tentativa de responder às principais dúvidas e inquietações das famílias e, ainda, para recordar as indicações práticas de acesso a este serviço:

1. O que é a Unidade de Apoio às Famílias?

É um conjunto de serviços de aconselhamento que o COP disponibiliza para apoio às famílias dos praticantes desportivos.

2. Quais são os objetivos?

Ajudar os pais e encarregados de educação no acompanhamento do percurso desportivo dos seus filhos e educandos.

3. Só as famílias dos praticantes desportivos integrados em projetos do COP podem recorrer a esses serviços?

Sim.

4. Só as famílias com jovens praticantes desportivos podem recorrer a esse serviço?

Não. O serviço é prioritariamente destinado a jovens praticantes, mas qualquer família de qualquer atleta integrado em projetos do COP a ele pode recorrer.

5. Que serviços contempla a Unidade de Apoio às Famílias?

A unidade dispõe de valências técnico-desportivas, médicas, psicológicas, dietéticas, escolares e jurídicas.

6. Esses serviços não conflituam com as competências de outras entidades desportivas, designadamente clubes e federações desportivas?

Não. O objetivo não é substituir ou conflituar com competências de outras entidades desportivas, mas complementar e reforçar as competências que outras entidades possam preencher.

7. Onde funcionam esses serviços?

Os serviços funcionam na sede do COP, Travessa da Memória, n.º 36,Lisboa.

8. O que têm de fazer as famílias para utilizar os serviços da Unidade?

Contactar os serviços do COP através do email uafamilias@comiteolimpicoportugal.pt ou através do tel.213617260 e marcar uma entrevista com o responsável pelo serviço.

9. A entrevista é obrigatória?

Não. Se pretender obter apoio a qualquer questão e optar pelo correio eletrónico, o serviço será igualmente prestado.

10. O aconselhamento é imediato?

Depende. Se o assunto for previamente identificado, a entrevista ou a resposta pretendida decorrerá de imediato com um especialista. Caso contrário será recebido por um técnico que avaliará a situação e a encaminhará para o respetivo especialista.

11. As famílias que recorram a esses serviços terão de efetuar algum pagamento?

Não. O serviço de aconselhamento é gratuito.

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