“Um dia olímpico” é um livro da autoria da socióloga Ana Santos, que relata o testemunho do ciclo olímpico de alguns dos atletas que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A iniciativa deste projeto é da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) e contou com o apoio do Comité Olímpico de Portugal, sendo este livro o primeiro que nasce do protocolo assinado este ano pelo COP e pela editora Visão e Contextos.

A cerimónia de lançamento teve lugar esta terça-feira, na sede do COP, em Lisboa, tendo a apresentação estado a cargo do Diretor do diário desportivo “A Bola”, Vítor Serpa. Estiveram também presentes o Presidente da AAOP, Mário Quina, e o Presidente do COP, José Manuel Constantino, entre vários representantes de federações desportivas e atletas olímpicos, como Gonçalo Carvalho, Joaquim Videira e David Rosa.

Este livro nasce de um projeto levado a cabo pela AAOP em 2012, denominado O Diário dos Olímpicos, que se tratou de uma plataforma online onde vários atletas olímpicos portugueses relataram o seu dia a dia até ao grande momento da participação no maior evento multidesportivo do mundo. Destas vivências relatadas pelos atletas, a autora Ana Santos escreveu a obra “Um dia Olímpico”.

Este é um livro que cruza os registos dos nossos olímpicos na plataforma, com memórias do passado, vividas por atletas de outras olimpíadas, explorando em textos breves algun dos paradoxos e ambiguidades do significado da participação portuguesa nos Jogos para mostrar como, sem nos apercebermos, o lema olímpico “citius, altius, fortius” se tornou o guião que rege o argumento da vida não só dos atletas mas de todos o que acompanham o fenómeno olímpico.

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, Ana Santos é docente na FMH-UL e investigadora do CIES-IUL. A formação multidisciplinar que combina Educação Física, Ciências do Lazer, Antropologia, para além da Sociologia, associada ao gosto de viajar, explica a diversidade de títulos já publicados como o Inter-Rail – a odisseia em comboio; Heróis Desportivos e Identidade Nacional – estudo de caso sobre Eusébio; e a Volta a Portugal em Bicicleta – territórios, narrativas e identidades.

Este livro é o primeiro que resulta do protocolo assinado pelo Comité Olímpico de Portugal e a editora Visão e Contextos para a publicação de uma coleção de obras nas áreas do desporto e olimpismo, com vista a contribuir para a formação e atualização de conhecimentos técnicos e científicos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais