A Toyota Caetano Portugal e o Comité Olímpico de Portugal (COP) assinaram esta quinta-feira um protocolo que vai garantir, até 2020 – ano da realização dos Jogos Olímpicos, em Tóquio – uma parceria na área da mobilidade, contribuindo desta forma para melhorar as condições de preparação, desenvolvimento e de desempenho da atividade olímpica nacional.

O anúncio desta parceria entre o representante nacional das marcas Toyota e Lexus e o COP é feito após, em 2016, ter sido comunicada a parceria mundial entre a Toyota Motor Corporation e o Comité Olímpico Internacional, na categoria de mobilidade, e a qual inclui a cedência de viaturas e serviços.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, José Manuel Constantino, presidente do COP, sublinhou o caráter da ligação que a Toyota tem mantido com o desporto: “É muito antiga e foi uma ajuda muito importante, sobretudo para as pequenas coletividades, de modo a minorarem os custos nos transportes dos seus atletas.” Na altura foi igualmente recordada a figura de Salvador Caetano, “um grande homem”, nas palavras de José Manuel Constantino, e “um apoiante do desporto. Deixo uma palavra de saudade por aquilo que a empresa tem feito pelo desporto”, acrescentou o presidente do COP.

Esta parceria entre o COP e a Toyota abrange também as Federações Desportivas, os atletas e os treinadores integrados no Projeto Olímpico, bem como os atletas que participaram em anteriores edições dos Jogos Olímpicos. “Temos sempre a preocupação de alargar aquilo que é para nós aos outros. Foi assim com as parcerias para a saúde, para o emprego, para os combustíveis, para a educação e com os equipamentos desportivos”, sublinhou José Manuel Constantino.

David Reis, adjunto da Administração da Toyota Caetano Portugal, destacou os valores que enquadram o protocolo: “Visamos o desenvolvimento sustentável através das nossas viaturas híbridas e podemos fazer um paralelismo com o desporto. As viaturas híbridas gastam um bocadinho menos e os atletas também querem fazer melhores performances. É uma comunhão perfeita entre os valores da marca e do Comité Olímpico de Portugal.”

Esta parceria apoia um dos objetivos da Agenda Olímpica 2020, o roteiro estratégico do Movimento Olímpico para o futuro, que tem como principal pilar a sustentabilidade. Através desta parceria, a Toyota, em conjunto com a Lexus, pretende abraçar o espírito dos Jogos Olímpicos, transmitindo-o no dia-a-dia às suas equipas.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais