João Sousa participou no programa “Desportistas no Palácio de Belém” como convidado do Presidente da República e assumiu dois dos seus objetivos: entrar no top-20 do ténis mundial e conseguir a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“Participar nos Jogos Olímpicos e estar em Tóquio é um dos objetivos principais. Infelizmente, este ano já não vou poder competir. Vou descansar, foi uma época longa e exigente, e preparar da melhor maneira a próxima época”, confessou durante o encontro.

Também subir no ranking mundial é outro objetivo. Atualmente no 60.º lugar, João Sousa não esconde que gostaria de entrar no top-20: “Acabar um ano no ‘top-20’ são palavras maiores, mas poder integrar o ‘top-20’, porque não? Tenho vindo a evoluir como jogador, todas as temporadas tenho tentado evoluir a nível profissional e tenho acreditado no meu trabalho”.

E foi precisamente sobre trabalho, persistência e perseverança que deixou a sua mensagem aos alunos presentes – das Escolas Secundárias António Damásio, D. Dinis e Rainha D. Leonor, do Colégio Valsassina, do Instituto dos Pupilos do Exército em Lisboa e da EB 2,3 de Damião de Odemira em Odemira: “É importante termos objetivos na vida, saber aquilo que queremos, sermos pacientes – tudo o que é bom demora tempo. Acreditem sempre em vocês!”, aconselhou.

Também o ex-futebolista Luís Figo participou na iniciativa. O segundo jogador português mais internacional, com 127 jogos pela Seleção A e com troféus conquistados a nível de clubes, em Portugal, Espanha e Itália, esteve à conversa com alunos do Ensino Básico e Secundário provenientes da Escola Secundária Monte da Caparica, em Almada, da Escola Profissional Gustave Eiffel, na Amadora, Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, em Caminha, da Casa Pia de Lisboa – Nossa Senhora da Conceição em Lisboa, da Escola Profissional de Ciências Geográficas em Lisboa, do Externato São José em Lisboa, da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva em Oliveira de Azeméis e da Escola Secundária José Belchior Viegas em São Brás de Alportel.

Vídeo João Sousa disponível aqui e Luis Figo aqui

PROGRAMA DESPORTISTAS NO PALÁCIO DE BELÉM

8 de outubro, 14h30, Rosa Mota, Atletismo – maratona
17 de outubro, 11h00, Jorge Fonseca, Judo
22 de outubro, 11h00, João Rodrigues, Vela
29 de outubro, 11h00, João Sousa, Ténis | 14h30, Luís Figo, Futebol
5 de novembro, 14h30, Frederico Morais, Surf
15 de novembro, 14h30, Patrícia Mamona, Atletismo – triplo salto
19 de novembro, 11h00, Telma Monteiro, Judo | 14h30, Elisabete Jacinto, Automobilismo
26 de novembro, 14h30, Ângelo Girão, Hóquei em Patins
3 de dezembro, 11h00, Ticha Penicheiro, Basquetebol | 14h30, Nelson Évora, Atletismo – triplo salto
10 de dezembro, 11h00, Miguel Oliveira, Motociclismo | 14h30, Joana Pratas, Vela

 

Créditos da fotografia: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

Créditos do vídeo: Ricardo Coutinho/Presidência da República

Patrocinadores/Parceiros Nacionais