A pentacampeã europeia e Medalha de Ouro nos Jogos Europeus, Telma Monteiro, foi escolhida pelo Chefe da Missão aos Jogos Europeus Baku 2015, José Garcia, para ser a porta-estandarte na cerimónia de encerramento, marcada para este domingo, às 17h de Portugal Continental.

A judoca lusa venceu a prova de -57kg em Baku, que lhe valeu não só a medalha de Ouro dos Jogos, como a do Campeonato da Europa da modalidade, que decorreu em simultâneo, a quinta de ouro nos Europeus para Telma, e a 11ª medalha em outras tantas participações.

Depois de ter sido escolhida para ser a Porta-Estandarte na Cerimónia de Abertura dos últimos Jogos Olímpicos, em Londres, em 2012, Telma Monteiro volta a acolher esta responsabilidade de transportar a bandeira lusa numa cerimónia de um grande evento multidesportivo, como é esta edição inaugural dos Jogos Europeus, que amanhã termina na capital do Azerbaijão.

“É uma honra para mim ter novamente esta experiência. Londres foi uma das experiências que mais gostei na minha carreira e na minha vida. É uma honra e um orgulho transportar a nossa bandeira numa competição deste género. Sei que havia mais atletas merecedores desta honra, alguns já nem estão cá, e ser a escolhida tem um grande significado. Terminar da melhor maneira esta fantástica experiência, não só a nível competitivo mas também da convivência com todos os atletas e com as pessoas da missão. Depois do ouro é outro ponto alto dos Jogos Europeus”, revelou Telma.

O Chefe da Missão portuguesa a Baku, justificou assim a sua escolha. “A nomeação da Telma Monteiro para ser Porta-Estandarte na Cerimónia de Encerramento teve como critério o mérito desportivo entre os atletas ainda presentes em Baku. Para além disso, a Telma é vista como um exemplo por toda a comitiva. Quer pelo seu impressionante currículo desportivo, como pela sua conduta exemplar enquanto desportista e pessoa. Por todos estes motivos, é sem dúvida uma escolha acertada para esta função”.

 

Artigos Relacionados

Morrer na praia
27.06.2015
Lisboa2Baku
10.04.2015
Judo
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais