Telma Monteiro conquista a Medalha de Prata na categoria de -57 Kg, no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, que decorre até 7 de dezembro, no Tokyo Metropolitan Gymnasium. Com este excelente resultado, a judoca nacional termina a época com grande destaque no segundo posto do Ranking Mundial.

Telma Monteiro (-57 Kg) continua a obter excelentes resultados na sua carreira, colecionando mais uma Medalha de Prata no seu palmarés bem recheado. Numa forma excecional, a judoca nacional teve uma época muito produtiva, sendo das melhores de sempre – Prata no Mundial, Bronze no Europeu, Ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, Prata no Grand Slam de Tóquio e Ouro no Grand Prix de Varsóvia são os resultados mais importantes no ano de 2014.

Nesta forte competição asiática, a atleta nacional venceu quatro dos cinco combates que disputou, cedendo apenas no derradeiro encontro. Telma Monteiro venceu a sua Poule de Apuramento, com três combates ganhos. A judoca lusa começou por vencer a coreana Yumi Cha, por Ippon, não dando hipótese à sua adversária. No segundo combate, defrontou a canadiana Stefanie Tremblay, vencendo numa decisão por castigos.

Nos Quartos-de-Final, enfrentou a japonesa Anzu Yamamoto, vencendo por Wazari, num combate bastante complicado para a judoca portuguesa, começando a perder desde cedo por Yuko. Telma Monteiro conseguiu superar essa desvantagem e com alguma naturalidade passou para à frente por Wazari, vencendo o combate e a sua Poule de Apuramento, qualificando-se para as Meias-Finais.

Na Fase Final, a judoca nacional enfrentou a brasileira Rafaela Silva e num combate muito equilibrado, venceu por castigos, apurando-se para a Final. Controlando todos os ataques da sua adversária, Telma Monteiro assumiu as despesas do encontro, beneficiando das penalizações aplicadas à atleta brasileira, fator decisivo para a vitória.

Na Final do Grand Slam de Tóquio, Telma Monteiro defrontou a japonesa Kaori Matsumoto, Campeã Olímpica em Londres – 2012, cedendo por Ippon. Num encontro que se perspetivava muito equilibrado, a judoca portuguesa começou bem no combate, conseguindo aplicar os primeiros ataques, anulando as ações da sua adversária. No entanto, num contra-ataque surpresa, a atleta asiática conseguiu imobilizar a judoca nacional, pontuando por Ippon e vencendo a competição. Telma Monteiro garantiu a Medalha de Prata e consolidou o segundo posto do Ranking Mundial.

Diogo César (-66 Kg) foi o representante nacional do setor masculino no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, ficando pelo caminho na estreia frente ao britânico Colin Oates, por Wazari. O judoca português não conseguiu impor o seu melhor Judo e não teve argumentos para vencer o seu adversário.

TEXTO: Federação Portuguesa de Judo/Ana Lima

Patrocinadores/Parceiros Nacionais