O Comité Olímpico de Portugal, através da sua Direção de Medicina Desportiva, produziu o documento “Superar o Calor de Tóquio”, com o objetivo de enumerar vários princípios relacionados com a hidratação, nomeadamente para os atletas que participem em condições severas de temperatura e humidade, como se prevê nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A partir da análise do clima e das previsões meteorológicas para o período de realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, de 24 de julho a 9 de agosto, existe uma grande probabilidade de ocorrerem condições extremas de temperatura e humidade, sem paralelo na História dos Jogos Olímpicos. Apesar de os valores de temperatura máxima que se esperam em Tóquio não serem excessivamente mais elevados daqueles que temos em Portugal no verão, a sua combinação com valores de humidade acima dos 75%, por vezes 90%, tornarão as condições de realização dos Jogos de Tóquio muitíssimo diferentes daquelas a que estamos habituados, de uma forma geral.

É neste contexto que, para além da aclimatação, a hidratação toma uma superior importância no processo de preparação para os próximos Jogos Olímpicos. Este aspeto assume um caráter decisivo na performance de modalidades de resistência e de exterior. Mas também não é menos verdade que, pelo dia a dia que se vive numa Aldeia Olímpica, com os sucessivos trajetos a que os participantes são obrigados, estando assim sujeitos a estas condições de uma forma distinta, por exemplo, de um Campeonato do Mundo ou da Europa e dada a condicionante de estarem em Tóquio vários dias antes da competição, devido à adaptação ao fuso horário, as preocupações de hidratação determinarão muito daquilo que serão as possibilidades de todos atletas estarem no seu melhor no momento da prova, independentemente da sua modalidade. Será, por isso, determinante que se criem rotinas de hidratação e do seu controlo ao longo do tempo que ainda falta para os Jogos e não apenas em Tóquio, que permitam que todos possam estar no seu melhor na competição.

 

Download: Superar o Calor de Tóquio

 

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais