O fórum “Sport Nostrum: fomentando o diálogo e a inovação social na região do Mediterrâneo”, organizado na quarta-feira, em Roma, pela Save the Dream, sob a égide do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, teve o objetivo de desenvolver um roteiro sobre o uso do desporto como instrumento para promover o diálogo e a inovação social.

No âmbito dos MED – MEDITERRANEAN DIALOGUES – o maior encontro de líderes mundiais (políticos e empresariais) e chefes de Estado, para debater os assuntos do Mediterrâneo -, foi a primeira vez que o desporto como ferramenta dissuasora de conflitos na região mediterrânica foi incluído na agenda de um evento desta dimensão.
 
O envolvimento no desporto, em programas de desenvolvimento, oferece aos jovens novas oportunidades, tornando-os menos vulneráveis ​​a atividades negativas, como o tráfico de pessoas e recrutamento por grupos criminosos e terroristas, foi defendido pelos participantes.

O fórum “Sport Nostrum” quis mostrar como o desporto pode mudar a vida da juventude da região mediterrânica, desenvolvendo habilidades e mobilizando a aprendizagem e compreensão mútua.
 
João Paulo Almeida, diretor-geral do Comité Olímpico de Portugal, foi um dos oradores no painel “Crise humanitária e assistência aos refugiados através do desporto”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais