A Solidariedade Olímpica é uma estrutura criada no seio do Comité Olímpico Internacional para promover a assistência a todos os Comités Olímpicos Nacionais (NOCs) no cumprimento da sua missão, conforme disposto na Regra 5 da Carta Olímpica, com especial incidência no apoio aos NOCs de países em desenvolvimento através de um conjunto de programas de apoio a atletas, formação de treinadores e gestores desportivos, promoção dos valores olímpicos e gestão de NOCs, entre outros.

 

Desde 2001 a Solidariedade Olímpica tem vindo a oferecer, juntamente com o apoio à participação nos Jogos Olímpicos, dois tipos de programas a nível continental e mundial. Para o quadriénio 2017-2020 o financiamento global disponível pelo COI de USD 509.285.000, aumentou 16% face ao quadriénio anterior (2013-2016), com um conjunto de novas áreas de apoio.

 

O COP apresentou aos seus membros as linhas de financiamento no âmbito dos Programas Mundiais do novo plano quadrienal, num montante global de apoios de USD 208.535.000, prestando informação sobre as linhas de orientações, critérios de elegibilidade e formulários de candidatura, que disponibiliza nesta página incentivando o desenvolvimento de projetos nas áreas de financiamento e a apresentação de candidaturas.

 

As informações adicionais, esclarecimentos e apoio à submissão de candidaturas devem ser dirigidas para o endereço de correio eletrónico jgoncalves@comiteolimpicoportugal.pt

 

 

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais