As celebrações do Dia Olímpico que decorreram ontem, dia 30 de maio, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal tiveram como protagonistas os alunos das escolas do 1.º Ciclo do Município de Setúbal.

A estes alunos foi dada a possibilidade praticar várias modalidades desportivas: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Golfe, Ginástica, Hóquei, Judo, Rugby, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro e Voleibol.

Durante todo o dia a campeã Olímpica Rosa Mota fez as delícias dos presentes que tiveram a oportunidade de conversar, receber autógrafos e tirar fotografias com a vencedora da Maratona dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

A exposição “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal” que ao longo do último mês esteve patente na Galeria do 11, na Av. Luísa Todi, recebeu os últimos visitantes. Num total, perto de 700 pessoas visitaram o local tendo a oportunidade de conhecer parte do Espólio do Comité Olímpico de Portugal.

Esta organização contou com o apoio dos patrocinadores nacionais do Comité Olímpico de Portugal – ABREU, BMW, JOMA, SAMSUNG, SALSA, SCHENKER, LUSÍADAS, REN e REPSOL, e a ativação de dois patrocinadores do Comité Olímpico Internacional, a Coca-Cola e McDonald’s, em Setúbal.

As celebrações do Dia Olímpico prosseguirão já no próximo dia 3 de junho em Lisboa, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lisboa com o apoio do Comité Olímpico de Portugal.

 

Dia Olímpico arrancou no passado domingo

O Dia Olímpico arrancou no passado domingo de manhã, também no Parque Urbano de Albarquel, com uma Caminhada e uma Corrida Olímpica.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e o Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, participaram  no evento que contou ainda com a presença dos atletas olímpicos Edi Maia (atletismo), Joaquim Videira (esgrima), Tiago Venâncio e Ricardo Pedroso (natação).

Ao longo da tarde a população de Setúbal foi convidada a experimentar, também no Parque Urbano de Albarquel, diversas modalidades desportivas como: andebol, atletismo, basquetebol, futebol, golfe, hóquei, rugby, tiro e voleibol.

Este conjunto de iniciativas tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da prática regular de exercício físico e de adotar hábitos de vida saudável.

 

O DIA OLÍMPICO

Celebrada oficialmente desde dia 23 de junho de 1948, esta é uma das mais importantes datas do Movimento Olímpico, que comemora o nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Atualmente, com a participação de mais de 150 Comités Olímpicos Nacionais, realizam-se em todo o mundo muitos milhares de atividades desportivas, exposições, debates e conferências educacionais, com o objetivo de promover a prática desportiva, o bem-estar, a cultura e a educação, através dos valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – e dos três pilares do Dia Olímpico – Mexe-te, Aprende e Descobre.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais