O Centro de Estudos Olímpicos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto está a iniciar as suas atividades e escolheu para isso uma discussão alargada sobre o conceito de Limite, através da realização do Seminário “Limites do (no) Desporto”, que se realizará no próximo dia 10 de dezembro, no auditório da Faculdade de Desporto (ver programa em baixo). Um evento que conta com o apoio do Comité Olímpico de Portugal.

No desporto, através de diversas formas, buscam-se limites humanos, apresentando-se o Movimento Olímpico como o lugar de excelência para o homem tentar responder à questão: “até onde posso ir?”. Provavelmente nunca iremos atingir as nossas fronteiras mas a trilogia olímpica citius, altius, fortius é um convite para essa busca que muitas vezes se constitui numa autêntica transgressão.

Porém, qual exemplo para o mundo, são transgressões pautadas pela ética, pela ética olímpica que se situa nos mais nobres valores desportivos. É uma ética baseada na luta leal pela vitória. Não é uma ética centrada na derrota mas da busca do melhor desempenho possível, dado que, como na vida, lutar é preciso. As gentes do desporto compreendem bem esta ética – que também está balizada pelo pensamento estético – e pugnam por uma sociedade onde a palavra trabalho seja a única condição para se atingir o sucesso ou a vitória. É com base neste espírito que o Centro de Estudos Olímpicos da Faculdade de Desporto pretende desenvolver as suas atividades, como o Seminário acima referido. Estudar, discutir e divulgar os valores olímpicos consubstanciam a missão deste Centro.

O Centro de Estudos Olímpicos está agora a iniciar os seus trabalhos. No presente ano letivo, através da Doutora Teresa Marinho, oferece uma área Optativa no curso de licenciatura intitulada Olimpismo, Cultura e Valores, que conta com cerca de 40 inscritos, estando ainda previsto o lançamento de um livro em 2015.

Para mais informações: ceolimpicos@fade.up.pt

Patrocinadores/Parceiros Nacionais