Decorreu hoje o primeiro de dois Seminários Internacionais para treinadores, uma organização do Comité Olímpico de Portugal (COP) em parceria a Câmara Municipal de Oeiras e o Internacional Council for Coaching Excellence (ICCE). Subordinado ao tema “Treinadores Vencedores”, este foi um seminário voltado para a preparação da próxima geração de treinadores olímpicos, que teve lugar no auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

O evento teve como ponto alto as comunicações de três oradores internacionais do ICCE, Adrian Burghi, Sergio Lara-Bercial e Franck Dick, peritos internacionais em Coaching, bem como com a presença de três convidados nacionais que abordaram os casos de sucesso do Atletismo e da Canoagem: João Ganço, treinador do Campeão Olímpico Nelson Évora, Ryzard Hope e Tiago Lourenço, treinadores de canoagem e responsáveis por alguns dos grandes êxitos da modalidade.

Franck Dick foi o primeiro dos oradores convidados a fazer a sua intervenção, depois da abertura que esteve a cargo de José Manuel Constantino, Presidente do COP, e José Curado, Presidente da Comissão de Treinadores do COP. O britânico, que treinou nomes míticos do Atletismo, como Daley Thompson, Sebastian Coe ou Linford Christie, e atual Presidente da Associação Europeia de Treinadores de Atletismo, falou da importância do treino para o desenvolvimento dos atletas.

Seguiu-se João Ganço, que explicou a uma plateia preenchida, como se faz um campeão, dando conta da sua experiência pessoal de vários anos como técnico, com especial ênfase no caso do último campeão olímpico português, Nélson Évora.

Encerrou o programa da manhã o responsável pelo Desenvolvimento do Desporto de Elite no Gabinete Federal de Desportos da Suíça, Adrian Burghi, com uma comunicação focada naquilo que se pode melhorar na formação dos treinadores.

Da parte da tarde, foi a vez do treinador da Federação Portuguesa de Canoagem, Tiago Lourenço, falar sobre aquele que já é um case study de sucesso no nosso país, o desenvolvimento e êxito da modalidade que deu a Portugal a única medalha dos últimos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

O espanhol Sergio Lara-Bercial, ex-basquetebolista e um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento deste desporto no Reino Unido, como técnico, dedicou a sua intervenção ao tema “Treinadores ganhadores – Quê, o quê e como”.

O encerramento este a cargo de Franck Dick, que voltou ao palco para explicar o conceito de vitória: “Vitória: o pormenor que faz a diferença”.

No próximo domingo dia 15 de junho, o Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana receberá o segundo Seminário Internacional de Treinadores organizado pelo COP, dedicado ao tema “Composição Corporal e Regulação Energética no Desporto”, e terá como preletores um grupo de peritos em composição corporal, saúde e desempenho do Comité Olímpico Internacional.

As inscrições são obrigatórias e deverá fazê-la através do Formulário de Inscrição. Os seminários terão o serviço de interpretação simultânea.

Aceda aqui ao Formulário de Inscrição.

COP_SeminariosInternacionais_Programa

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais