Cerimónia de abertura às 9h30 na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP)

Começa na próxima segunda-feira, 10 de Dezembro, a 5ª edição da Semana Olímpica. Pela primeira vez, o maior evento de promoção do Olimpismo em Portugal realiza-se no Porto. A cerimónia de abertura começa às 9h30 e terá lugar na FADEUP. Conta com a presença do padrinho do evento, João Rodrigues, atleta português com maior número de presença em Jogos Olímpicos. Presentes também estarão os atletas Olímpicos Nuno Barreto, (medalha de Bronze em Vela em Atlanta 1996) e presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), Mariana Lobato (Vela), Beatriz Gomes (Canoagem) e Susana Feitor (Atletismo).

Durante a cerimónia, o padrinho do evento, João Rodrigues, irá acender a pira olímpica com um dos participantes. Depois da cerimónia, o programa da Semana Olímpica começa logo com o Andebol, Atletismo e Judo, e vai até sexta-feira 14 de Dezembro. As actividades decorrem diariamente das 9h30 às 16h30. Todas as modalidades serão praticadas nas instalações desportivas da FADEUP.

Ao longo da semana, as mais de 1000 crianças inscritas no evento poderão praticar 15 modalidades olímpicas diferentes, enquadrados pelas respectivas federações. Vários atletas olímpicos como Miguel Maia e João Brenha (Vólei de Praia) ou os Medalhados em Londres 2012 Emanuel Silva e Fernando Pimenta (Canoagem) marcarão presença na Semana Olímpica para dar a conhecer os seus desportos. Durante toda a semana será ainda visível uma exposição sobre o Olimpismo, também na FADEUP.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais