Terminou esta tarde a edição 2014 do Campeonato da Europa absoluto de velocidade com Portugal a obter um total de seis medalhas, entre as quais cinco de bronze e uma de ouro. O título europeu foi assegurado no K2 500m masculino, pela dupla Emanuel Silva e João Ribeiro, que junta assim o título europeu ao mundial, conquistado em 2013, fazendo deste duo, indiscutivelmente, o mais forte do mundo nesta distância não olímpica.

Esta prestação, que ultrapassa o número de medalhas conquistadas no ano de 2011 onde a modalidade obteve cinco medalhas incluindo uma de ouro em distância Olimpica, deixa grandes indicadores para o campeonato do Mundo, a realizar no próximo mês de agosto.

Grande destaque ainda para a conquista de 13 vagas para os Jogos Europeu 2015, a realizar em Baku no Azerbeijão.

A canoagem continua assim a presentear o desporto nacional com os alguns dos melhores resultados do panorama nacional.

A primeira medalha foi obtida esta manhã, com Teresa Portela em K1 200 metros a alcançar o terceiro posto, resultado igualado logo de seguida por Helder Silva em C1 também em 200 metros. Teresa Portela viria mais tarde a repetir o terceiro posto nos 500 metros, aumentando para três o número de medalhas para a equipa Nacional.

Já durante a tarde o K4 1000 metros, (David Fernandes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro) campeão da Europa em 2011 e vice Campeão em 2012 conquistou mais uma medalha de bronze para Portugal.

A dupla Campeã do Mundo em 2013 (Emanuel Silva e João Ribeiro) viria ainda a conquistar a quinta medalha lusa, e a primeira de ouro, ao vencer no K2 500 metros, somando um total de cinco medalhas para Portugal.

Já no final da tarde e na última prova deste campeonato, Fernando Pimenta foi terceiro nos 5000 metros em K1 e arrecadou assim a sexta medalha para o nosso País.

Destaque ainda para os resultados de Fernando Pimenta em K1 1000 metros, que obteve o quinto lugar e ainda para a dupla Joana Vasconcelos , Beatriz Gomes que foram oitavas no K2 200 e para o K4 500 metros Feminino com Joana Vasconcelos, Francisca Laia, Beatriz Gomes  e Helena Rodrigues a serem nonas na final A.

 

TEXTO: Federação Portuguesa de Canoagem

Artigos Relacionados

Canoagem
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais