Sabor agridoce | Comité Olímpico Portugal

O segundo dia de competição nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014 teve no velejador Rodolfo Pires o ponto alto da participação nacional. O jovem, irmão de Gonçalo Pires (velejador português que venceu a primeira regata de sempre de uns Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura em 2010 e que atualmente tenta apurar-se para os Jogos do Rio 2016), encontra-se em 8º lugar na geral após duas regatas (a terceira do dia foi adiada para esta terça-feira), com 19 pontos, tendo sido 17º na primeira regata e segundo na segunda regata.

Ainda na Vela, também na classe Byte CII, mas na prova feminina, Mafalda Pires de Lima, encontra-se em 16º lugar tendo sido 21ª e 9ª nas duas regatas disputadas, respetivamente.

Depois de ter estado em destaque no primeiro dia, o mesatenista Diogo Chen teve um dia agridoce. Cumpriu o último jogo da fase de grupos com uma vitória fácil frente ao paraguaio Alejandro Toranzos, por 3-0 (12-10, 12-10, 11-6). À tarde disputou os oitavos-de-final, perante o alemão Kilian Ort, tendo perdido por 3-4 (11-9, 11-6, 9-11, 12-10, 12-14, 8-11, 6-11). Quando vencia por 3-1, Chen chegou a dispôr de uma vantagem de 9-5 no quinto set, mas permitiu o empate a 10, acabando por perder por 12-14, o que foi fatal para o jovem mesatenista luso, com Ort a acreditar que seria possível inverter o resultado, o que conseguiria nos dois últimos sets. Diogo Chen voltará na próxima quarta-feira a competir, agora na prova de pares mistos, onde fará dupla com a romena Adina Diaconu.

O dia começou com a prova de Triatlo Masculino, onde Miguel Cassiano terminou em 13º lugar. O triatleta português terminou a prova com o tempo de 56:45, mais 2:02 que o vencedor, o britânico Ben Dukstra. Miguel Cassiano fez o percurso de natação em 9:41, o 20º tempo. No final da prova de bicicleta o triatleta estava na segunda posição, fruto de um excelente percurso realizado em 28:39. Porém, no último percurso, de corrida, caiu para 13º lugar, tendo gasto 17:18 para concluir esta última fase. Um resultado no primeiro terço da tabela que deixou Miguel Cassiano satisfeito. “A prova correu bem, inicialmente o meu objetivo era estar dentro dos primeiros 15, fiquei em 13º, ou seja, foi muito bom. Nadei bem, nadei na frente. A estrada estava muito escorregadia e tinha que ter muito cuidado, andava sempre resguardado no grupo para ver se não caída. Dei tudo o que tinha e foi bom.”

No Ciclismo, Ana Lopes e Tiago Antunes voltaram a competir hoje, agora na prova de Contra-Relógio. Ana Lopes foi 23ª, com o tempo de 6:32.48, tendo gasto mais 35.84 que a vencedora da prova. “Senti-me bem fisicamente pelo que estava à espera de fazer um melhor resultado, apesar de tudo, o tempo que perdi para a primeira classificada não foi muito”.

Já Tiago Antunes foi 20º, com o tempo de 5:27.26, mais 17.82 que o vencedor desta prova. De recordar que a atribuição de medalha no ciclismo é o resultado da soma combinada das prestações nas seguintes provaS: fundo em estrada, contrarrelógio em estrada, cross country olímpico, eliminação em BTT e BMX.

Hoje foi também o dia da estreia para o Judo nacional. Maria Siderot, em -52kg, ficou em 13º lugar, tendo somado duas derrotas nos combates que disputou, pelo que não escondeu alguma desilusão no final. “Não foi muito bom, entrei a ganhar nos dois combates mas depois perdi. Podia ter corrido melhor. A prova de grupos vai ser melhor e vou dar tudo.”

Melhor sorte teve Anri Egutidz, que apesar da derrota no combate inicial, conseguiu vencer dois combates nas repescagens, que o deixaram na trilho da medalha de bronze. Contudo, ao terceiro combate das repescagens acabou por ser derrotado por um judoca cubano, terminando assim no 9º lugar. “Estava à espera de mais, mas vou melhorar o resultado para as próximas provas. Vou trabalhar muito, preciso de aprender e continuar a crescer”.

Hoje foi também o dia de estreia de Sara Raposeiro na Ginástica Artística Feminina. A ginasta fez o seu melhor resultado no exercício no Solo, tendo sido 12ª (apuravam-se as oito primeiras para a final, mais 3 suplentes, ficando Sara no primeiro lugar que não era suplente na final). No All-Around foi 27º (31º na Trave Olímpica, 29º nas Paralelas Assimétricas e 19º no Salto de Cavalo). Sara fechou assim a sua participação em Nanjing, lamentando alguns problemas físicos que a limitaram. “Tendo em conta os meus treinos na China, penso que a prova correu muito bem. Tive alguns problemas físicos, mas dei o meu melhor e correu bem tendo em conta a minha preparação. A minha prestação no solo foi a melhor, fiquei próxima de ter uma final embora não fosse possível”.

Na Natação, André Farinha terminou a sua competição em Nanjing, depois de ontem ter estado na prova de 400m livres, hoje participou nos 200m livres, tendo feito o 29º tempo (1:57.38). “Foi uma experiência diferente, nunca competi contra atletas do mundo inteiro, o nível foi altíssimo”.

 

Esta terça-feira serão vários os atletas em prova. Aqui fica o calendário para amanhã:

PROVA

ATLETA

HORA LOCAL

HORA PT

Ciclismo – BMX – Feminino – Qualificação

Ana Silvestre

09:00

02:00

Ciclismo – BMX – Masculino – Qualificação

Bruno Machado

09:00

02:00

Natação – 800m Livres – Eliminatórias

Florbela Machado e Tamila Holub

10:00

03:00

Vela – Byte CII

Mafalda Pires de Lima

11:00

04:00

Vela – Byte CII

Rodolfo Pires

11:00

04:00

Ciclismo – BMX – Masculino – Finais

Ana Silvestre

15:00

08:00

Ciclismo – BMX – Feminino – Finais

Bruno Machado

15:00

08:00

Natação – 800m Livres – Final

Florbela Machado e Tamila Holub

18:00

11:00

 

NOTA: A bold as provas que carecem de apuramento para serem disputadas.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais