A Presidência da República abriu esta terça-feira as portas para a primeira sessão do Programa Desportistas no Palácio de Belém, com a campeã olímpica Rosa Mota no papel de primeira protagonista.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, fez o elogio de Rosa Mota, tendo justificado a sua escolha para dar início ao Programa destinado a todas as escolas dos ensinos básico e secundário: “Ela é mais importante do que todos os governos de Portugal, do que todos os presidentes. Ela projetou Portugal no Mundo, é a pessoa mais simples, humilde, terra a terra, e não há obra social que não apoie.”

Rosa Mota, vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) – que apoia a realização do Programa Desportistas no Palácio de Belém – falou para uma audiência de 250 alunos, de oito escolas: Palmela, Setúbal, Avis, Peniche, Marquês de Pombal (Lisboa), Colégio Moderno (Lisboa), Celorico da Beira e Associação Solami.

A iniciativa da Presidência da República “tem o objetivo de aprofundar o interesse dos jovens pelas diferentes modalidades desportivas, através de encontros e momentos de diálogo entre alunos e desportistas”, e a abrir Rosa Mota passou em revista a sua riquíssima carreira, lembrando que tudo começou num “corta-mato escolar”.

As medalhas de ouro conquistadas no Europeu de Atenas, em 1982 – a primeira competição em que se correu a maratona feminina – e nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, para além do bronze em Los Angeles 1984, foram dos momentos que geraram maior interatividade com a audiência. “Acabar uma prova é muito bom, ganhar a medalha é excelente”, confessou Rosa Mota, que realçou um aspeto fundamental: “Temos de ter respeito pelo adversário, mas não podemos fraquejar.”

Sublinhar “a importância das políticas de promoção do desporto e da atividade física, enquanto contributo para o desenvolvimento equilibrado das pessoas e das sociedades contemporâneas” está também entre os principais objetivos do Programa Desportistas no Palácio de Belém. Na sua intervenção, Rosa Mota vincou a mensagem que pretendeu passar aos alunos das escolas presentes, se pensarem em fazer carreira no desporto: “Têm de saber esperar e trabalhar muito. É como nos estudos, devem estudar todos os dias e ter atenção.”

Como forma de incentivo à prática desportiva, Rosa Mota deixou uma palavra de ordem: “Lembrem-se, o sofá não dá saúde a ninguém.”

O COP esteve representado na sessão pelo seu Presidente, José Manuel Constantino, pelo Secretário-Geral, José Manuel Araújo, e pela Chefe de Gabinete, Maria José Farinha.

PROGRAMA DESPORTISTAS NO PALÁCIO DE BELÉM

8 de outubro, 14h30, Rosa Mota, Atletismo – maratona
17 de outubro, 11h00, Jorge Fonseca, Judo
22 de outubro, 11h00, João Rodrigues, Vela
14h30, Telma Monteiro, Judo
29 de outubro, 11h00, João Sousa, Ténis
14h30, Luís Figo, Futebol
5 de novembro, 14h30, Frederico Morais, Surf
15 de novembro, 14h30, Patrícia Mamona, Atletismo – triplo salto
19 de novembro, 14h30, Elisabete Jacinto, Automobilismo
26 de novembro, 14h30, Ângelo Girão, Hóquei em Patins
3 de dezembro, 11h00, Ticha Penicheiro, Basquetebol
14h30, Nelson Évora, Atletismo – triplo salto
10 de dezembro, 11h00, Miguel Oliveira, Motociclismo
14h30, Joana Pratas, Vela

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais