O percurso da tocha Olímpica Rio 2016, que terá lugar em 2016, percorrerá todas as capitais de estado do Brasil, para além do Distrito Federal. O anúncio, feito esta quinta-feira pelo Comité Organizador, revela que a chama Olímpica passará por cerca de 250 cidades, passando próximo de 90% da população. O encontro inédito da histórica chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro promete muitas emoções:

“Ao conquistar os Jogos Olímpicos de 2016, prometemos integrar o país aos Jogos – um evento feito por todos, para todos os brasileiros e com a cara do Brasil para o mundo. Realizar o Percurso da Tocha Olímpica no país inteiro é cumprir essa promessa e dar a milhões de pessoas a chance de participar numa comemoração que ficará na memória”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Rio 2016.

Após a tradicional cerimónia de acendimento na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a chama deve chegar ao Brasil entre 90 a 100 dias antes do início dos Jogos Rio 2016. A tocha será transportada por pelo menos 10.000 pessoas ao longo de cerca de 20.000km, além de voar mais de 16.000 kms pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando ser acesa a pira Olímpica na cerimónia de abertura, no Maracanã.

Processo de escolha dos portadores da tocha acontece este ano

O processo de indicação dos poradores da tocha acontecerá em 2015 e será realizado em parceria com os patrocinadores oficiais do percurso: Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

Também lançada esta quinta-feira, a marca do percurso faz referência ao design da própria tocha Olímpica, que foi escolhido num concurso nacional no ano passado e que será lançado ao público ainda neste ano.

As cores quentes da marca remetem à chama e ao calor humano dos brasileiros, fazendo uma alusão ao que se espera do revezamento da tocha Olímpica no Brasil: um evento único, em que a celebração dos brasileiros de Norte a Sul do país abastecerá a chama Olímpica de energia contagiante. Essas cores quentes vão fazer parte do look das cidades, que também será revelado por completo ainda este ano.

 

 

 

Artigos Relacionados