Telma Monteiro, a judoca portuguesa que conquistou nestes Jogos Olímpicos a medalha de bronze na categoria – 57 kg, vai ser a porta-estandarte de Portugal na Cerimónia de Encerramentos dos Jogos Olímpicos Rio 2016, marcada para este domingo, a partir da meia-noite.

O prazo imposto pelo COI para a escolha deste elemento por parte de cada uma das comitivas termina hoje, pelo que a escolha recaiu na judoca. A escolha foi feita pelo Chefe de Missão, José Garcia, que justifica esta decisão pelo facto de a atleta ter conquistado a medalha de bronze para a delegação portuguesa. Recorde-se que Telma Monteira já havia sido porta-estandarte da comitiva portuguesa noutra ocasião, uma vez que foi a judoca que desempenhou esse papel na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012, há quatro anos.

Telma Monteiro é unanimemente considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos devido ao seu vasto palmarés, sendo hoje também uma das melhores judocas do mundo. Competindo desde 2008 na categoria de – 57 kg, anteriormente competia em -52 kg, venceu já por cinco vezes o Campeonato da Europa, tendo também conquistado por quatro vezes a Medalha de Prata nos Campeonatos do Mundo de Judo. Tem também mais de uma dezena de Medalhas de Ouro conquistadas em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix e Grand Slam.

Já em 2015 conquistou a décima primeira medalha em Europeus, em outras tantas participações: cinco medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Um feito histórico para o país. Em 2014 foi vice-campeã do mundo pela quarta vez na sua carreira. Destaque ainda neste ano para o Ouro conquistado no Grand Slam de Abu Dhabi.

Em 2015 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Europeus que se realizaram em Baku, Azerbaijão. Ano que ficou também marcado pelas vitórias nos Grand Slam de Paris e Abu Dhabi. São já quatro as medalhas de ouro em eventos do Grand Slam.