No contexto da presença em Portugal do gerente geral de Educação do Comité Rio 2016, Vanderson Berbat, para apresentar o programa «Transforma» na 7.ª Sessão para Membros da Academia Olímpica de Portugal, a AOP e o Desporto Escolar desenvolvem uma parceria para a realização de duas conferências complementares em que aquele programa educativo é apresentado à comunidade docente. No dia 22 de outubro, a partir das 16h00, tem lugar a primeira dessas conferências, no auditório do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Lisboa, destinada a professores dos distritos de Lisboa até ao Algarve. Dia 23, pelas 10h00, realiza-se a segunda conferência, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas, para professores dos distritos a norte de Lisboa.

Implementado pelo Comité Organizador dos Jogos Rio 2016, o «Transforma» é um importante programa que tem em vista a promoção dos valores olímpicos e paralímpicos junto de milhões de crianças e jovens que frequentam o equivalente no Brasil aos nossos ensinos básico e secundário. Através dele pretende-se que os jovens estudantes vivenciem os valores olímpicos e paralímpicos, experimentem novos desportos e se envolvam nos Jogos do Rio do ano que vem.

Sendo ambas as conferências destinadas em particular a professores, elas estão abertas a qualquer interessado em não perder esta oportunidade rara para conhecer em pormenor um valioso programa educativo, desde o estabelecimento de objetivos até à avaliação dos resultados, passando pela definição de destinatários, a reunião de meios e a mobilização de agentes.

As inscrições podem ser feitas através do endereço de «e-mail» mencionado no cartaz.