O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta tarde uma delegação do Comité Olímpico de Portugal, no Palácio de Belém, representada pelo Presidente do COP, José Manuel Constantino, a vice-presidente e campeã olímpica, Rosa Mota, o Secretário-Geral, José Manuel Araújo, e o Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio 2016, José Garcia.

Nesta audiência, o Presidente da República foi convidado a estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para o dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, no mítico Estádio do Maracanã. Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o convite, pelo que fica confirmada a representação nacional na cerimónia através da mais importante figura do Estado português.

Houve ainda tempo para ser agendada uma data para a apresentação de cumprimentos da Missão Olímpica portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio 2016 ao Presidente da República, que terá lugar a anunciar publicamente em breve.

Por fim, foi também abordada a hipótese de um esforço político, no sentido da língua portuguesa tornar-se a sétima língua de trabalho do Comité Olímpico Internacional. Estima-se que existam mais de 250 milhões de pessoas cuja língua materna é o português, para além daqueles que falam a nossa língua enquanto segunda ou terceira língua.

Marcelo Rebelo de Sousa demonstrou interesse pela preparação olímpica, procurando saber mais pormenores sobre todos os preparativos da Missão e dos atletas que a compõem, naquele que foi o primeiro encontro do atual Presidente da República com o Comité Olímpico de Portugal.

Artigos Relacionados