Depois de ontem terem terminado os Jogos Olímpicos Rio 2016, hoje foi a vez do Navio Escola Sagres dar por concluída a sua missão no Rio 2016, onde o navio foi a Casa de Portugal da comitiva lusa presente na cidade que acolheu os Jogos Olímpicos.

Assim, o Navio Escola Sagres partiu esta manhã da cidade do Rio de Janeiro, numa cerimónia que contou com as presenças do Secretário de Estado da Defesa Marcos Perestrelo, do Secretário de Estado do Desporto João Paulo Rebelo, do Secretário Geral do COP José Manuel Araújo, da Vice Presidente do COP e Campeã Olímpica Rosa Mota e do Almirante Gouveia e Melo do Gabinete CEMA.

À Campeã Olímpica Rosa Mota coube o gesto simbólico de soltar a amarra final do porto da Ilha das Cobras no 1º distrito naval da Marinha Brasileira. Já o Secretário de Estado da Defesa fez a saída do Rio de Janeiro a bordo do navio até ao largo da Baía de Guanabara.

Durante a sua estadia na cidade carioca, o navio Escola Sagres recebeu um total de 56 217 visitantes, para além de 16 receções e eventos com uma média de 150 pessoas cada.

A Casa de Portugal / Navio Escola Sagres teve ainda a visita de diversas equipas de reportagem de meios de comunicação social, entre as quais do Brasil Globo, Fox Sports, ESPN, CNN, Wall Street Journal ou Der Spiegel.