Após 39 dias de viagem e depois de visitar outros três portos o Navio-Escola Sagres, que será a Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio 2016, chegou ao Rio de Janeiro, onde ficará atracado no Cais da Portuguesa, na Ilha das Cobras.

O Navio-Escola Sagres trazia de Portugal a bandeira nacional e na Cidade Maravilhosa tinha à sua espera uma delegação constituída pelo Chefe de Missão Rio 2016, José Garcia, pelo Porta-Estandarte, João Rodrigues, pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, pelo Secretário-Geral do COP, José Manuel Araújo, pela Campeã Olímpica e Vice-Presidente do COP, Rosa Mota, e pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu das mãos do Comandante do Navio-Escola Sagres, Comandante António Gonçalves, a bandeira nacional e a entregou depois a João Rodrigues, que a irá transportar durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que decorrerá na noite de sexta-feira para sábado às 00:00, hora de Portugal.

O Presidente da República considerou especial este momento, afirmando que “é o momento de uma vida, é uma vez na vida que chega ao Brasil a Sagres, que foi recebida do Brasil antes de ser de Portugal e que portanto é luso-brasileira”.

João Rodrigues mostrou-se orgulhoso por terminar nos seus últimos Jogos Olímpicos transportar a bandeira nacional. “Ser porta-estandarte cá, levar a bandeira de Portugal no Estádio do Maracanã, onde nunca entrei, é a cereja no topo do bolo”, concluiu.

Recorde-se que pelo simbolismo desta viagem, em representação do Comité Olímpico de Portugal veio também no navio a velejadora Joana Pratas, que representou Portugal em três olimpíadas: Atlanta, Sydney e Atenas e fez toda a travessia Atlântica até ao Rio de Janeiro.

O NRP Sagres será a Casa de Portugal no Rio de Janeiro em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal, constituindo um fator de motivação para os atletas da Missão Olímpica Portuguesa. É também a plataforma de excelência para realização de eventos promovidos pelas empresas associadas ao projeto e divulgação dos seus produtos. Os parceiros desta iniciativa são: Indústrias de Defesa Nacional, Banco Santander, Svitzer, Docapesca, Saúde Prime, Martifer, Hotéis Vila Galé, Braga Capital Ibero-Americana 2016, Portugal Sou Eu, Secretaria de Estado da Defesa Nacional e RFM.

Programa da Casa de Portugal