Entrou hoje em circulação a Moeda da Equipa Olímpica de Portugal 2016, após confirmação em Diário da República de 2 de maio. Com um valor facial de 2€, esta moeda, que foi desenhada pela conhecida artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, celebra a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A moeda corrente comemorativa de 2 euros destina-se à circulação, com uma produção limitada em acabamento BNC e proof, que são apresentadas em embalagens com certificado de garantia. Reproduzindo uma das obras mais icónicas da artista plástica Joana Vasconcelos – Coração Independente Vermelho -, a moeda idealizada pela artista e comemorativa da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de 2016, apresenta-se como um elogio ao espírito de determinação, trabalho e paixão que caracteriza o povo português e, em especial, os atletas que nos irão representar.

Sob a forma de um enorme coração de Viana, peça icónica da delicada e minuciosa filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho, Coração Independente Vermelho é uma homenagem a essa grandiosa técnica de enorme exigência, bém como um louvor ao que faz com que tudo possa acontecer – o amor.

Neste sentido, a moeda corrente criada por Joana Vasconcelos pretende inspirar os portugueses de orgulho naqueles que irão à conquista em nome do seu país.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem artista alguma vez convidada a expor individualmente no Palácio de Versalhes é conhecida pelas suas esculturas e instalações com um agudo sentido de escala e domínio da cor em objetos do dia-a-dia e de elementos da cultura tradicional que nos revela novos fluxos de significação e, ao mesmo tempo, uma visão cúmplice e crítica da sociedade contemporânea.