Está fechada a equipa que chefiará a Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Catarina Monteiro e Márcio Aguiar serão, respetivamente, Adjunta do Chefe de Missão e Adido Olímpico aos Jogos Olímpicos que se realizarão no Brasil.

Coordenadora de Relações Internacionais do Comité Olímpico de Portugal desde 2001, Catarina Monteiro reúne uma vasta experiência no olimpismo, tendo sido Coordenadora Administrativa e Logística da Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, bem como aos Jogos Europeus Baku 2015, entre outras Missões aos Jogos Olímpicos da Juventude e aos Festivais Olímpicos da Juventude Europeia. A nível desportivo foi atleta de alta competição em Ginástica Rítmica e representou a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de 1993 e no Campeonato do Mundo de 1994.

“Após 15 anos de experiência olímpica, nos quais coordenei 12 Missões Portuguesas, é para mim um orgulho e uma honra assumir o cargo de Adjunta do Chefe de Missão, no qual irei dar o meu melhor, garantindo, juntamente com o Chefe de Missão, todas as condições para que a Missão Portuguesa ao Jogos Olímpicos Rio 2016 seja um sucesso”, afirma Catarina Monteiro.

Nascido no Rio de Janeiro, mas filho de pais portugueses, de Trancoso e Baião, Márcio Aguiar possui dupla nacionalidade e já viveu em Portugal, sendo um dos mais reputados advogados no Brasil e segundo a conceituada revista jurídica brasileira Análise “um dos mais admirados nas áreas de Direito do Consumidor, Direito Económico e na área da Banca”. É sócio fundador da Banca Jurídica Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados e também Conselheiro da Câmara Portuguesa de Indústria e Comércio, assume agora a função de Adido Olímpico fazendo a ligação entre a Missão Portuguesa, as autoridades e instituições locais e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Márcio Aguiar mostra-se entusiasmado com esta nomeação afirmando que irá “honrar esta função com muita dedicação, amor, serenidade, discrição e muito trabalho, tendo sempre em mente construir o melhor ambiente para os atletas competirem ao mais alto nível. Vou vestir a camisola de Portugal e ser mais um atleta como os demais”.

José Garcia, Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio 2016, explica assim a nomeação de Catarina Monteiro: “A experiência, a competência e o entusiasmo demonstrado nas diferentes Missões do COP em que participou foram fundamentais para a escolha da Responsável pelas Relações Internacionais do COP e ex-atleta internacional de Ginástica Rítmica”. Já quanto a Márcio Aguiar “a proximidade à Comunidade Portuguesa no Rio de Janeiro, a sua relação com as instituições locais e o currículo apresentado, aliado ao dinamismo e à vontade demonstrada em servir Portugal, determinaram a sua escolha”.

Artigos Relacionados