A cavaleira portuguesa Luciana Diniz, Ana Cabecinha e a embarcação de K4 1000m, composta por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes, foram os principais destaques portugueses desta sexta-feira.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, os quatro canoístas portugueses asseguraram a presença em mais uma final, que se disputará este sábado, a partir das 14h12. Com esta final, a tripulação portuguesa garante também mais um diploma olímpico para a comitiva portuguesa presente no Rio 2016.

O outro destaque do dia foi a cavaleira portuguesa Luciana Diniz. Na prova de Salto de Obstáculos, a cavaleira e a égua Fit For Fun tiveram uma tarde de grande inspiração, conquistando o nono lugar da classificação geral. Na Final A da prova, Luciana Diniz acumulou quatro pontos de penalização já no último salto da prova e depois, na Final B, fez uma prova sem mácula e sem qualquer penalização, terminando assim esta final com quatro pontos de penalização.

Noutras participações portuguesas do dia, nos 50 km Marcha masculinos, João Vieira desistiu aos 15 km, Pedro Isidro conseguiu o 31.º lugar com o tempo de 4:03:42, e Miguel Carvalho concluiu a sua primeira participação em Jogos Olímpicos na 35.ª posição, com o tempo de 4:08:16.

Já a fechar o dia português, nos 20 km Marcha femininos, Ana Cabecinha conseguiu mais um diploma olímpico para Portugal ao terminar a prova no sexto lugar com o tempo de 1:29:23. Inês Henriques foram 12.ª e 37.ª da classificação geral, respetivamente.