João Rodrigues é um dos 24 candidatos a integrar a Comissão de Atletas Olímpicos do Comité Olímpico Internacional, cujas eleições decorrerão durante a próxima edição dos Jogos Olímpicos em agosto, no Rio 2016. A sua candidatura foi proposta pelo Comité Olímpico de Portugal depois de consultada a Comissão de Atletas Olímpicos portuguesa.

O velejador madeirense, que assegurou o apuramento de Portugal para o Rio 2016 na Vela na Classe RS:X, pela sétima vez consecutiva, é já o atleta luso com mais participações de sempre, podendo agora aumentar ainda mais esse recorde com a sétima presença no maior evento multidesportivo do mundo, naquela que será a despedida dos Jogos, como recentemente reconheceu em entrevista à Newsletter Eletrónica do COP.

Com um currículo invejável, repleto de títulos internacionais, João Rodrigues é uma referência do desporto nacional, pelos resultados de excelência e pela longevidade da sua carreira.

O madeirense faz parte de um leque restrito de 24 atletas que representam 14 modalidades distintas de todos os continentes, com igualdade de presenças de homens e mulheres (12 cada). As eleições irão determinar quatro lugares na Comissão de Atletas tendo em conta o fim de mandato de quatro atuais membros, entre eles a Presidente Claudia Bokel. Podem votar nestas eleições todos os atletas em competição no Rio de Janeiro. Os eleitos terão um mandato de oito anos pela frente.

Veja aqui a lista de candidatos.