Começa já esta noite a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016, com a entrada em campo da seleção olímpica de futebol.

Portugal defronta esta noite, a partir das 22 horas em Portugal (18h no Brasil), a Argentina, uma das potências do torneio, em jogo de abertura do Grupo D.

A equipa orientada por Rui Jorge chega aos Jogos Olímpicos depois de se ter sagrado vice-campeã europeia. Mas a equipa que esta noite o treinador apresentará frente aos argentinos pouco ou nada terá a ver com aquela que jogou a final do Europeu frente à Suécia. O selecionador debateu-se com grandes dificuldades para formar o grupo presente no Rio de Janeiro devido às dificuldades criadas pelos clubes para libertarem os seus atletas numa fase inicial da época, pelo que o próprio Rui Jorge assumiu que teve de recorrer a segundas escolhas para formar o grupo de 18 atletas.

Ainda assim, o selecionador olímpico já afirmou que isso pertence ao passado e que a equipa das quinas está em solo brasileiro para dignificar as cores de Portugal.

Isso mesmo reforçou uma vez mais na conferência de imprensa de antevisão do encontro ao afirmar que os jogadores têm demonstrado “grande empenho e vontade”:

“Os jogadores têm vindo a trabalhar com grande empenho e vontade e sinto que desejam deixar uma boa imagem do país e deles próprios”, salientou o técnico nacional.

Portugal defronta a Argentina esta quinta-feira, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo do grupo D, a partir das 22 horas. A partida terá transmissão em direto na SportTv e na RTP1.