Diogo Carvalho e Alexis Santos garantiram os mínimos A para os Jogos Olímpicos de 2016 nos 200 estilos, durante a sessão desta manhã do Campeonato Nacional Juvenis, Juniores, Seniores e Absolutos/Somague, que termina hoje no Centro Olímpico de Piscinas de Coimbra.

Diogo Carvalho, que pela terceira vez irá participar nos Jogos Olímpicos, garantiu o melhor tempo das eliminatórias com o tempo de 2.00.00, enquanto Alexis Santos, que fará a sua estreia nas olimpíadas, fez o segundo melhor registo em 2.00,22. O recorde nacional absoluto é de 1.59,39 e pertence ao nadador do Galitos desde os Mundiais de 2013.

“Era o que eu tinha previsto, fazer aqui em Coimbra os mínimos A para os Jogos Olímpicos. Queria fazer próximo dos 1.59. Acabei a prova com o sentimento de dever cumprido. Agora vamos ver o que o corpo dá na final, estou próximo do recorde nacional”, afirmou Diogo Carvalho no final da prova.

“Tinha apontado para a semana passada, no Open de Espanha, e aí fiquei perto. Descansei para fazer um segundo pico aqui em Coimbra. Estava com algum receio por causa das viagens. Senti-me muito forte na prova e depois na parte final foi com o coração e consegui. É a primeira vez que irei aos Jogos Olímpicos, não tenho palavras para descrever o que estou a sentir. Vou tentar à tarde baixar a fasquia dos dois minutos para conseguir o mínimo A para os Mundiais”, referiu Alexis Santos no final da prova.

Portugal tem agora asseguradas quatro vagas (5 atletas) para os Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo esta a primeira vez que Portugal terá dois atletas nos Jogos Olímpicos a nadar a mesma prova.