A Comissão de Coordenação do Comité Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016 encerrou esta quarta-feira (25) a sua oitava visita ao Rio de Janeiro, elogiando o “sólido progresso” na organização do evento. Após três dias de reuniões e visitas às regiões de competição, os executivos do COI afirmaram que as instalações estão a ganhar forma e diversas iniciativas – como a venda de ingressos, o programa de voluntários e o revezamento da tocha Olímpica – já estão em curso.

 

“Estamos satisfeitos de poder mostrar ao presidente Thomas Bach que houve progresso nos Jogos Rio 2016. Os avanços realizados nos Parques Olímpicos da Barra e de Deodoro foram muito animadores, com ambas as áreas preparadas para deixar legados fantásticos para o povo carioca e atletas brasileiros”, afirmou Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do COI.

 

Segundo ela, o Comité Rio 2016 entra agora na fase operacional do projeto, atingindo um novo patamar de detalhe no seu planeamento, enquanto prepara a entrega simultânea de 21 eventos-teste este ano.

 

“A equipe do Rio 2016 inicia agora a fase mais intensa da preparação dos Jogos, atingindo um novo patamar de detalhe enquanto planeja inúmeros eventos-teste”, declarou Nawal.

 

“O Rio 2016 terá muitas entregas durante as preparações dos Jogos. Ficamos satisfeitos em saber que o Rio e seus parceiros governamentais colocaram em prática estruturas capazes de fazer frente a um ano bastante intenso”, acrescentou a ex-atleta marroquina, que durante a visita participou numa oficina de atletismo com jovens promessas do desporto no Rio.

 

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Rio 2016, reiterou o compromisso de entregar Jogos excelentes em parceira com o COI e os três níveis de governo.

 

“Enquanto fazemos uma transição em alta velocidade da fase de planeamento para a de execução, estamos focados em cumprir com a nossa visão para os Jogos. Num projeto desta magnitude, alguns obstáculos sempre existirão, mas com a ajuda dos nossos parceiros no COI e nos três níveis de governo, vamos superá-los. O nosso compromisso conjunto em entregar Jogos excelentes com celebrações memoráveis está mais forte do que nunca”, afirmou Nuzman.

Realizada a cada seis meses, a reunião da Comissão de Coordenação do COI tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do projeto dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e oferecer suporte ao Comité Organizador. Durante o encontro, os membros da comissão visitam as obras dos locais de competição e são atualizados sobre os avanços na preparação do evento, não só pelo Comité Rio 2016, mas pelos seus parceiros no poder público municipal, estadual e federal. A próxima edição do encontro está marcada para agosto deste ano.

 

TEXTO: Comité Organizador Jogos Olímpicos Rio 2016