O Navio Escola Sagres, Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, tem sido um enorme sucesso. A comprová-lo o número de visitantes, que ao dia de hoje já ultrapassa os 50 mil.

O Navio Escola Sagres oferece aos visitantes a oportunidade de degustarem alguns produtos tipicamente portugueses e tem realizado diversos eventos para o COP e parceiros do projeto Marinha/COP. A título de exemplo, no dia 16 de agosto estiveram a bordo diversos presidentes de federações internacionais, como a UCI, e representantes de comités olímpicos, como o Qatar. No dia 15 teve lugar a recepção de BRAGA 2016 capital ibero americana, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga e vários atletas, para além de representantes dos comités olímpicos e governos dos países ibero americanos. Já anteontem, dia 17, o Navio acolheu uma receção do Hotel Vila Gale, com os responsáveis no Brasil. No total já se realizaram 10 receções no Navio Escola Sagres.

Em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal, o NRP Sagres alberga a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, constituindo um fator de motivação para os atletas da Missão Olímpica Portuguesa, tornando-se um local privilegiado para as conferências de imprensa. É também a plataforma de excelência para realização de eventos promovidos pelas empresas associadas ao projeto e divulgação dos seus produtos.

Na travessia atlântica até ao Rio de Janeiro, o navio visitou a Cidade da Praia, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, os portos de Recife e Salvador da Baía, tendo chegado ao Rio de Janeiro a 3 de agosto, depois de 39 dias de viagem. Os portos de escala desta viagem do NRP Sagres foram definidos no âmbito da viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval – Curso Jorge Álvares.

O NRP Sagres está aberto a visitas em todos os portos. No Rio de Janeiro, o NRP Sagres está atracado próximo da praça Mauá, no Cais da Portuguesa, na Ilha das Cobras. Por norma o Navio Escola Sagres abre a visitas entre as 10h00 e as 18h00, sujeito a confirmação para cada dia. Em média, o Navio costuma receber cerca de dez mil visitas por dia.

Após a estadia no Rio de Janeiro o navio inicia a travessia atlântica de regresso a Lisboa, atracando novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, Ilha de São Vicente, de 10 a 12 de setembro. A chegada a Lisboa está prevista para 25 de setembro, altura em que termina a viagem que se estende por 97 dias.