Crescemos com o sonho olímpico e as imagens guardadas da Bandeira de Portugal naquele mastro ouvindo o hino em honra dos nossos Campeões Olímpicos – o Carlos Lopes, a Rosa Mota, a Fernanda Ribeiro e o Nélson Évora.

Num instante, passaram mais 4 anos de intenso trabalho diário e muitos de vós conciliaram-no com carreiras académicas de sucesso, alguns de vocês são maridos e esposas, são mães e pais, e acima de tudo, são Portugueses de que muito nos orgulhamos.

O vosso trajeto desportivo e cívico, o saber estar nos tempos bons e o exemplo de luta contra as adversidades são um motivo de grande orgulho para todos nós.

Pela primeira vez, vão ser organizados uns Jogos Olímpicos que falam português abrindo um novo capítulo da portugalidade. Faremos parte dessa história com orgulho e honra.

Para muitos de vocês será, senão o maior, um dos maiores desafios que enquanto atletas enfrentarão. Estou plenamente convencido de que estarão ao vosso melhor nível, fortemente focados na superação e em busca da glória olímpica. Não duvido da vossa ambição e sei que tudo farão para honrar os valores olímpicos e Portugal sabendo que o acreditar, o querer e a concentração, indissociáveis de uma forte disciplina, serão fatores determinantes para o sucesso.

Enquanto Chefe de Missão, quero reiterar-vos o meu apoio incondicional, a enorme honra e o prazer que sinto em pertencer a esta Equipa, à Equipa Olímpica de Portugal.

Com o Espírito de Missão que a todos vos caracteriza, os Jogos Olímpicos do Rio 2016 serão uma referência histórica de sucesso para o Desporto Nacional.

Para além dos resultados desportivos, a presença de Portugal nos JO Rio 2016 tem de ser de um sucesso a todos os níveis. Devemos e vamos contribuir em equipa, com o nosso melhor, porque – “Juntos Somos Mais Fortes”.

A todos, um Forte Abraço 5 anéis

Muito Obrigado!

 José Garcia, Chefe de Missão Rio 2016