MARCOS_FREITAS_SALSA_OBJETO
MARCOS_FREITAS_ID_OLHAR_PORTRAIT
MARCOS_FREITAS_ID_FRENTE_PORTRAIT_LIMPA
Portugal's Marcos Freitas serves to Sout
Portugal's Marcos Freitas returns the ba
Olympics Day 9 - Table Tennis
Olympics Day 9 - Table Tennis
Olympics Day 9 - Table Tennis
Marcos Freitas of Portugal serves to Sou
Marcos Freitas of Portugal celebrates wi
Olympics Day 7 - Table Tennis
Olympics Day 3 - Table Tennis
Olympics Day 3 - Table Tennis
Olympics Day 3 - Table Tennis
Olympics Day 3 - Table Tennis
Portugal's Marcos Freitas serves to Sout
P
Portugal's Marcos Freitas returns a shot
Tenis Mesa_Marco Freitas
Tenis Mesa_Marco Freitas2
MarcosFreitas_TacaEuropa_Lausanne
Nome Completo:Marcos André Sousa da Silva Freitas Data de Nascimento:08-04-1988
Modalidade:Ténis de Mesa Prova:Singulares | Equipa
Altura:181 Peso:75
Naturalidade:Câmara de Lobos - Madeira Facebook:VER PERFIL
Clube:AS Pontoise-Cergy (FRA) Presenças em Jogos:3
TreinadorPeter Franz

Biografia

Marcos Freitas é o mesatenista português com o melhor ranking ITTF de sempre e único a entrar no top-10 mundial, tendo o sétimo posto como o melhor ranking de sempre, em novembro de 2015. O madeirense iniciou a sua carreira no Ténis de Mesa aos seis anos, por influência do seu pai e após ter experimentado o Judo. Com um grande currículo, Marcos Freitas é o único mesatenista português a ter conquistado um título Europeu Individual, tendo neste momento já dois títulos, o último dos quais uma Taça da Europa em 2014. Além dos títulos individuais, Marcos Freitas foi também por cinco vezes Campeão da Europa em Pares e Pares Mistos. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 alcançou o mesmo 17.º lugar e juntamente com João Pedro Monteiro e Tiago Apolónia conquistou um 5º lugar por equipas. O mesmo lugar alcançado no Mundial de Equipas, no Japão, já em 2014, que foi o melhor resultado de sempre de Portugal nesta competição.

Ainda em 2014, fez história no Ténis de Mesa Nacional, ao sagrar-se Campeão da Europa de Equipas, juntamente com Tiago Apolónia, João Pedro Monteiro, João Geraldo e Diogo Chen, em Lisboa no final, pondo fim à hegemonia alemã que durava há seis anos.

Um título histórico da Seleção Nacional Masculina que, já em 2015, na Taça do Mundo disputada no Dubai, nos primeiros dias do ano, confirmou o seu grande momento de forma, ao conquistar o bronze na prova que reuniu as 12 melhores seleções do ranking da ITTF. Em fevereiro de 2015 em Baku, Azerbaijão,  conquistou a medalha de prata no TOP 16 Europeu. Conquistou também em 2015 a medalha de ouro (pares) e bronze (singulares) no Open do Qatar.

Regressou a Baku em junho de 2015 para conquistar a medalha de ouro na prova de equipas na primeira edição dos Jogos Europeus, juntamente com Tiago Apolónia e João Geraldes.

O ano 2015 não terminaria sem mais um resultado de relevo em outubro, com o melhor mesatenista português de sempre no ranking da ITTF a conquistar a primeira medalha de prata da sua carreira e do ténis de mesa português na prova de singulares masculinos do Campeonato da Europa.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 foi 5.º classificado na prova individual. Em 2017, foi medalha de prata no Europeu de equipas, juntamente com João Monteiro e Tiago Apolónia, tendo perdido na final, frente à Alemanha.

Marcos Freitas deixou Portugal há alguns anos, estando atualmente a competir pelo Pontoise, pelo qual conquistou em 2014 a Liga dos Campeões, a primeira vez para o seu clube, mas a segunda na carreira do madeirense.

 

Veja aqui o sítio oficial do atleta.

Feeds

Resultados JO

Ano Cidade Modalidade Prova Resultado Obs.
2008PequimTénis de MesaInd. Mas.17º lugar ex-aequoEm 40 participantes
2012LondresTénis de MesaEq. Mas.5º lugar ex-aequoEm 16 nações
2012LondresTénis de MesaInd. Mas.17º lugar ex-aequoEm 69 participantes
2016RioTénis de MesaIndividual5º lugar70 participantes
2015BakuTénis de MesaIndividual Masculino
2015BakuTénis de MesaEquipas Masculinas

Patrocinadores/Parceiros Nacionais