JOAO_MONTEIRO_SALSA_OBJECTO
JOAO_MONTEIRO_ID_OLHAR_PORTRAIT
JOAO_MONTEIRO_ID_FRENTE_PORTRAIT_LIMPA
Tenis de Mesa_Joao Monteiro
Portugal's Joao Monteiro serves the ball
Olympics Day 9 - Table Tennis
Olympics Day 9 - Table Tennis
South Korea's pair Oh Sangeun (L) and Se
Portugal's Joao Monteiro(L) and Tiago Ap
Portugal's Joao Monteiro (L) and Tiago A
P
Olympics Day 7 - Table Tennis
J
Joao Monteiro of Poland eyes the ball as
Olympics Day 2 - Table Tennis
Olympics Day 2 - Table Tennis
Nome Completo:João Pedro Andrade Selgas Monteiro Data de Nascimento:29-08-1983
Modalidade:Ténis de Mesa Prova:Equipas Masc.
Altura:180 Peso:73
Naturalidade:Guarda Facebook:VER PERFIL
Clube:Chartres ASTT Presenças em Jogos:2
TreinadorFrancisco Santos

Biografia

Conhecido como “Monti”, iniciou a sua carreira aos 10 anos, quando foi descoberto pelo Professor Filipe Amaral, numa ação de captação que se realizou na Escola Primária que frequentava na altura. Após a captação tornou-se jogador do Grupo Recreativo de Tercena.

Foi o primeiro mesatenista português de sempre a qualificar-se para os Jogos Olímpicos, ao apurar-se para Pequim 2008, onde se classificou em 33.º lugar em Singulares. Em Londres 2012, conquistou juntamente com Marcos Freitas e Tiago Apolónia um 5º lugar por equipas, mesmo lugar alcançado no Mundial de Equipas, no Japão, já em 2014, que foi o melhor resultado de sempre de Portugal nesta competição.

Ainda em 2014, fez história no Ténis de Mesa Nacional, ao sagrar-se Campeão da Europa de Equipas, juntamente com Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Geraldo e Diogo Chen, no Europeu disputado em Lisboa no final de setembro, pondo fim à hegemonia alemã que durava há seis anos.

Um título histórico da Seleção Nacional Masculina que, já em 2015, na Taça do Mundo disputada no Dubai, nos primeiros dias do ano, confirmou o seu grande momento de forma, ao conquistar o bronze na prova que reuniu as 12 melhores seleções do ranking da ITTF.

Em 2015 no Campeonato da Europa sagrou-se campeão europeu em pares masculinos, com o austríaco Stefan Fegerl, após vencer a final contra os campeões em titulo Gardos/Habesohn, também da Austria, por 4-3.

Um mês depois em dupla com Tiago Apolónia alcançou a medalha de prata na variante de pares do GAC Group 2015 ITTF World Tour Grand Finals, competição que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Representa hoje uma formação francesa de relevo, lutando não só pelo título do país como pela principal competição europeia, a Liga dos Campeões.

Resultados JO

Ano Cidade Modalidade Prova Resultado Obs.
2008PequimTénis de MesaInd. Mas.33º lugar ex-aequoEm 40 participantes
2012LondresTénis de MesaEq. Mas.5º lugar ex-aequoEm 16 nações
2012LondresTénis de MesaInd. Mas.33º lugar ex-aequoEm 69 participantes

Patrocinadores/Parceiros Nacionais