AnaCatarinaMonteiro
Nome Completo:Ana Catarina Martins Cunha Monteiro Data de Nascimento:14-08-1993
Modalidade:Natação Prova:200m mariposa
Altura:164 Peso:57
Naturalidade:Vila do Conde Facebook:VER PERFIL
Clube:Clube Fluvial Vilacondense Instagram:VER PERFIL
Presenças em Jogos:0 TreinadorFábio Pereira
Ídolo:Mireia Belmonte

Biografia

Ana Catarina Monteiro marcou a sua estreia em Jogos Olímpicos para Tóquio 2020, quando (5/4/2019) nadou os 200m mariposa em 2:08.40, nos campeonatos nacionais de Natação realizados em Coimbra.

O seu objetivo para o Japão é claro: bater o recorde nacional e estar pelo menos nas meias-finais, entre as 16 melhores nadadoras dos Jogos Olímpicos. No currículo Ana Catarina Monteiro tem como principais referências a medalha de prata conquistada nos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018, nos quais só foi superada pela campeã olímpica Mireia Belmonte, uma das suas referências na modalidade. O 5.º lugar obtido no Mundial de piscina longa, mais o 6.º e o 7.º lugares nos mundiais de piscina curta são outros resultados marcantes na carreira da nadadora portuguesa, que tem nos pais as maiores fontes de inspiração.

O treinador Fábio Pereira e o seu ex-capitão de equipa, Henrique Neiva, são vistos como exemplos por Ana Catarina Monteiro, que tem como motivação principal o desafio diário de lutar para ganhar centésimos de segundo a cada treino, a cada prova.

Na Natação, só os cuidados a ter com o cabelo e a pele, por estar muito tempo dentro de água, a desgostam.

Embalada por “Love of my life”, dos Queen – a sua música preferida -, Ana Catarina Monteiro gosta de desfrutar dos prazeres do cinema e de uma refeição tomada fora, com o namorado e na companhia de amigos. Se puder ser pizza, ótimo. Em casa, ver séries  e dormir também fazem parte de uma boa agenda.

A concluir o mestrado em Bioengenharia, a atleta portuguesa, futuramente, gostaria de trabalhar na melhoria de performance, em medicina desportiva.

Artigos Relacionados

Natação
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais